sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A esquerda abertzale critica o facto de não se ter contado com o Bildu para o projecto de Lei Municipal

O membro da esquerda abertzale Niko Moreno criticou o Governo de Lakua e o lehendakari, Patxi López, por terem apresentado o projecto de Lei Municipal da CAB «sem contar com a primeira força municipal neste país» e pediu-lhes que se «dê voz» à coligação soberanista neste processo.

Em declarações à Europa Press, Moreno afimou que é «incrível» que se apresente o projecto sem «contar com a primeira força municipal neste país», referindo-se ao Bildu. Em seu entender, isso é «absurdo» e fica-se a dever à «falta de ligação entre a realidade que o Parlamento reflecte, na qual está instalada o Governo basco, e a realidade institucional e sociopolítica deste país». O representante da esquerda abertzale entende que este facto constitui «mais um exemplo» de que o lehendakari e a sua equipa estão «pairam numa situação que não tem nada a ver com a realidade».

Manifestou a esperança de que «as opiniões e os contributos do Bildu neste processo sejam tidos em consideração». «É uma contradição que a primeira força municipal esteja fora deste debate, e isso terá de ser resolvido por quem tem a responsabilidade de levar por diante este projecto», concluiu.
Fonte: Gara