sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Milhares de pessoas manifestam em Bilbo o seu apoio ao Kukutza

Milhares de pessoas percorreram as ruas de Bilbo numa massiva manifestação de apoio ao gaztetxe Kukutza III.

Sob o lema «Kukutza aurrera! - Denok gara Kukutza!», milhares de pessoas foram até Bilbo ontem à tarde para participar na manifestação em defesa do Kukutza, que arrancou às 19h00 da delegação do Governo de Lakua e terminou em frente à Câmara Municipal. A mobilização, que visava denunciar o despejo e a demolição do emblemático gaztetxe, bem como «a brutalidade e violência policial que impediram qualquer expressão solidária com o projecto social do Kukutza», decorreu em ambiente de festa, no qual predominaram os cânticos a favor do centro sociocultural e juvenil autogerido.
Anteontem, na sua apresentação, membros das dezenas de colectivos que promoveram a manifestação de apoio denunciaram publicamente «a manipulação, o atropelo indiscriminado dos direitos civis que se verificou nestes dias, a deturpação e a criminalização, por parte dos poderes políticos, tanto do projecto social como das pessoas que solidariamente vieram para a rua manifestar o seu apoio» ao Kukutza III.
Tal como já outros o fizeram, exigiram a demissão do autarca de Bilbo, Iñaki Azkuna, e do conselheiro do Interior, Rodolfo Ares, apontando-os como «responsáveis directos» do «estado de sítio» que se viveu há alguns dias em Errekalde e numa boa parte da cidade.

Dois alemães continuam encarcerados em Basauri
Dois jovens alemães, de Hamburgo e Bremen, continuam na prisão de Basauri desde sexta-feira à tarde, depois de a titular do Tribunal de Instrução número 5 de Bilbo, «de forma inexplicável», segundo fontes jurídicas, ter decretado o seu encarceramento, como alegados autores de «desordens públicas» na sequência do despejo do Kukutza. Nem as démarches do seu advogado nem as do cônsul em Bilbo e da Embaixada em Madrid foram suficientes para os libertar, o que é considerado uma «arbitrariedade».
Fonte: Gara

Ver também: «Hostigada la asamblea informativa y solidaria con los Antifascistas detenidos en Rekalde» (SareAntifaxista)

«Milhares de vozes clamam nas ruas de Bilbo que o Kukutza está vivo», de Agustín GOIKOETXEA (Gara)

«Uholde laranjak hartu ditu Bilboko kaleak, Kukutzaren alde», de Maite ASENSIO LOZANO (Berria)

«[Fotos] Bilbo: novamente um mar de gente em defesa do Kukutza» (boltxe.info)

«Kukutza, terrorismo social, cultural y policial», de Iñaki URIARTE (boltxe.info)