quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Bildu confirma o seu boicote à presença do príncipe em Donostia

O Bildu volve a patentear a sua nula vocação monárquica. Se, poucos dias depois de assumir a presidência da autarquia de Donostia, retirou o retrato de Juan Carlos de Bourbon da sala plenária (*), anteontem fez saber que não estará presente na inauguração do BCC (Basque Culinary Center), pois o príncipe herdeiro espanhol estará na cerimónia.

A Deputação Foral de Gipuzkoa guipuscoana não se fará representar, na segunda-feira, na inauguração, em Donostia, do Basque Culinary Center (BCC), por entender que os príncipes das Astúrias, que presidirão ao acto, são «o símbolo da negação» do povo basco.

Isso mesmo foi anunciado anteontem pela porta-voz da instituição foral, Larraitz Ugarte, que afirmou em conferência de imprensa que essa decisão foi tomada no Conselho dos Deputados realizado nessa mesma manhã, com o propósito de «esclarecer» as declarações feitas no dia anterior a esse respeito pelo deputado-geral, Martín Garitano, que foram «manipuladas de forma mal-intencionada».

A porta-voz foral disse que «muitos guipuscoanos ficariam sentidos» se a Deputação participasse na inauguração juntamente com o príncipe e a princesa de Espanha, «pois todos sabemos o que significa a monarquia para este povo, símbolo da negação da sua palavra».

«Não estaremos presentes, infelizmente», disse, embora «gostássemos», pois a instituição foral é membro do conselho de administração do BCC, um centro de estudos universitários sobre a gastronomia que a Deputação considera «estratégico para o país».

Ugarte lembrou ainda que o convite «à monarquia» para presidir à inauguração foi feito pelo conselho de administração anterior, pelo que o Governo foral do Bildu «não tem nada a ver com essa decisão».
Fonte: insurgente.org

Adenda: «Garitano irá à inauguração do BCC à tarde» (Gara)
O deputado-geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, irá assistir ao acto social do Basque Culinary Center (BCC) que terá lugar na próxima segunda-feira à tarde e no qual não estarão presentes os príncipes das Astúrias. Felipe de Bourbon e a esposa presidirão, na parte da manhã, à inauguração oficial do centro de estudos universitários da gastronomia juntamente com o lehendakari López.

Ver também: «Garitano qualifica como “linchamento” a campanha desencadeada após o seu acto na Catalunya», de Ana ABARIZKETA (Gara)

«O Bildu põe em evidência o «desgoverno» dos primeiros cem dias do Executivo UPN-PSN» (Gara)

(*) foi um dos primeiros fins-de-mundo que se pôde ver em Donostia; o da bandeira espanhola que o ventou enrolou num dos mastros da CM foi outro.