Eskubide guztiak guztientzat / Todos os direitos para todas as pessoas
Entrevista a Josu Esparza, militante do Movimento pró-Amnistia que fugiu de Iruñea perante a perspectiva de poder vir a ser detido, torturado e encarcerado por causa do seu trabalho político. Efectivamente, no dia 18 de Janeiro a Guarda Civil tentou capturá-lo, numa operação em que as outras pessoas detidas viriam a denunciar graves torturas.
Agora vive em Iparralde, mas no passado dia 6 de Setembro foi detido pela Polícia francesa e enfrenta um mandado europeu emitido por Madrid contra ele. Hoje, dia 20, realiza-se a audiência em que a justiça francesa deve tomar uma decisão sobre o caso. (Entrevista em euskara, com algumas partes legendadas em castelhano.)
Fonte: ateakireki.com
Ver também: «O Ministério Público pede que Josu Esparza seja entregue ao Estado espanhol» (Gara)
A Procuradoria do Tribunal de Apelação de Pau solicitou hoje a entrega às autoridades espanholas do militante pró-Amnistia Josu Esparza; a decisão deverá ser conhecida no próximo dia 27.
Solidariedade com os presos políticos bascos em Iparralde

Jornada de apoio a Didier Agerre
Numa altura em que passam dez anos sobre a sua detenção, estão a ser organizadas diversas iniciativas de apoio ao preso político baixo-navarro Didier Agerre para dia 24 deste mês.
A jornada solidária começará às 9h00 da manhã com uma viagem de autocarro até à prisão de Lannemezane, que partirá da praça de Donaixti (inscrições pelo número 06.75.68.06.79).
Cada qual deverá levar o seu almoço. À tarde, no regresso, haverá aperitivos no gaztetxe Bota, e ainda concertos com as bandas K.way 731, 2zio, Goinetxe anaiak e Ekintza.
Notícia completa: kazeta.info