quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Os presos para a rua! No sábado, todos a Iruñea!


Espetxeratuak kalera, larunbatean Iruñera!
Fonte: ateakireki.com

Quinze jovens de Donostia podem vir a ser encarcerados
O Supremo Tribunal espanhol reviu ontem em audiência pública a sentença decretada em Outubro do ano passado pela Audiência Nacional contra quinze jovens donostiarras, condenando-os por «integração em organização terrorista» por causa da sua participação no movimento juvenil.
Numa conferência que deram esta segunda-feira em Donostia, os jovens afirmaram que, «a partir de agora, a qualquer momento, corremos o risco de ser detidos e encarcerados». Denunciaram, para além disso, a actual criminalização do trabalho político, neste caso o da Segi, tendo por isso reclamado «o direito a defender livremente todos os projectos políticos».
Reclamaram também o fim do regime de incomunicação, de forma a evitar o risco de tortura, a que se recorre para forjar declarações incriminatórias. Exigiram ainda o fim dos julgamentos políticos, incluindo o que os atinge a eles mesmos, «já que têm por objectivo não só punir o trabalho político, como também criar entraves ao projecto que defende a independência de Euskal Herria».
Depois de fazerem um apelo à participação na manifestação de Iruñea, no próximo sábado, anunciaram que irão convocar em breve mobilizações para Donostia.
Fonte: Gara