segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Estado francês transfere Olzomendi para a prisão de Uzerche

O Governo francês vai transferir o preso político basco Mattin Olzomendi da prisão de Chateautoux para a de Uzerche, no Departamento de Correze, na qual não há nenhum preso basco interno.
Desta forma, o Estado francês obvia as reclamações de Olzomendi, que nos últimos meses pediu a transferência para um presídio onde haja outros presos bascos.
De acordo com a kazeta.info, na sequência dos seus protestos, Olzomendi passou os últimos vinte dias incomunicável no mittard, um regime especial em que o preso é fechado numa cela dentro da sua própria cela.
Olzomendi foi detido a 30 de Março de 2010 com Peio Hirigoien. Foram condenados a penas de cinco e quatro anos, respectivamente, por alegadamente terem atentado contra interesses imobiliários.
Fonte: Gara

Protesto em Villena pela tentativa de agressão ao preso Pol Asensio
Os presos políticos bascos encarcerados na prisão alicantina de Villena estão a empreender um protesto por causa da tentativa de agressão a um deles, Pol Asensio, que se verificou no passado dia 27 de Agosto.
De acordo com a Etxerat, os presos políticos bascos tentaram falar com os funcionários da prisão sobre a «deterioração evidente das condições de vida» na prisão alicantina. A discussão «foi subindo de tom», até que um dos carcereiros tentou dar um soco a Asensio, que depois tentaram mandar para as celas de isolamento.
Os bascos encerrados em Soto del Real foram punidos com o isolamento entre sexta-feira de manhã e sábado à tarde por denunciarem a agressão a Aitzol Gogorza, que ocorreu no dia 30 de Julho. Vários perderam a visita de sexta-feira.
Para denunciar a política prisional, no sábado 34 pessoas concentraram-se em Hondarribia; na terça-feira foram 80 na Praça do Arriaga (Bilbo) e na quarta, 43 em Atarrabia. Na quinta-feira, houve concentrações nos bairros iruindarras de Iturrama (43 pessoas), da Txantrea (64) e de Donibane (52), e também em Antsoain (25).
Fonte: Gara

Imanol Salinas, transferido e afastado para a prisão de Múrcia
Segundo informa o Burlataherria, o preso político Imanol Salinas (Burlata, Nafarroa) foi transferido de Estremera-Madrid para a prisão de Múrcia. Fica assim ainda mais longe da sua terra natal, a mais de 700 km de Burlata, «acentuando-se a desumana política de dispersão, uma punição a mais tanto para os presos como para os seus familiares e que se traduz no risco de acidentes de viação e num aumento substancial das despesas com as visitas».
Notícia completa: Burlataherria via ateakireki.com