quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A companheira do preso navarro Juan Ramon Karasatorre sofreu um acidente motivado pela dispersão

O colectivo de familiares e amigos dos presos políticos bascos, Etxerat, deu a conhecer ontem a existência de mais um acidente provocado pela política de dispersão aplicada aos presos bascos.
Neste último caso, que segundo a Etxerat é o nono deste ano e o quarto em Nafarroa, a companheira do preso navarro Juan Ramon Karasatorre e a companheira e filha de Oskar Zelarain, ambos presos em Alcalá, sofreram um acidente a 50 quilómetros de Madrid. Chocaram levemente contra outra viatura, e não houve estragos a registar.

Para além disso, disseram que no passado dia 12 de Agosto os funcionários da prisão de Algeciras (Espanha) andaram as inspeccionar as celas dos presos políticos bascos em três secções, submentendo os presos a inspecções totais. Nos casos de Ibai Aginaga e Mikel Arrieta, também «levaram fotos, papéis, livros e jornais da cela».
De acordo com o comunicado da Etxerat, nos meses de Agosto e Setembro continuaram a perder-se visitas por causas das inspecções com apalpamento aos familiares.

Prolongam a pena a um preso de Bilbo sem notificação
Num novo salto qualitativo, foi aplicada de facto ao preso bilbaíno Fernando Díez Torre a doutrina 197/2006, que impõe o alargamento da pena, «sem sequer o terem notificado da resolução». Isso mesmo foi revelado pela sua defesa, que define a situação actual do preso no cárcere de A Lama como «detenção ilegal».
A instância responsável, a Secção Segunda da Sala Penal da Audiência Nacional, é a mesma que fez que Kandido Zubikarai cumprisse mais 166 dias de prisão do que o estipulado na condenação.
A defesa exigiu a libertação imediata de Díez Torre.
Fonte: Gara