terça-feira, 6 de setembro de 2011

Os jovens do Gaztetxe de Gasteiz denunciam uma nova agressão da Ertzaintza

A Gazte Asanblada do Gaztetxe de Gasteiz reuniu-se ontem para denunciar uma nova agressão contra a casa autogerida da Alde Zaharra. Desta vez, os ocupantes foram um numeroso grupo de agentes da Ertzaintza e da Polícia local da capital alavesa, que já depois das 3h30 da madrugada desalojaram as quarenta pessoas que se encontravam no interior do edifício.
Tal como explicou um porta-voz da Gazte Asanblada, o despejo ocorreu de forma violenta, deixando pelo menos quinze feridos nas diferentes cargas policiais que tiveram lugar no exterior do Gaztetxe. Um dos jovens terá mesmo «levado uma tareia» dos polícias nas imediações da Praça dos Correios.
Para além das agressões denunciadas pelos jovens, os agentes procederam ainda à detenção de uma pessoa e identificaram mais duas.
Os responsáveis do Gaztetxe disseram também que esta quarta-feira haverá uma conferência de imprensa para dar a conhecer mais detalhes sobre o que se passou.
Fonte: Gara

O Kukutza diz que Azkuna «não quer ouvir o povo»
Na página on-line do Kukutza, diz-se que, passadas a Aste Nagusia e as férias, «a situação não mudou grande coisa: o perigo de despejo e demolição mantém-se, a ordem para tal continua em cima da mesa do director de urbanismo, aguardando pela sua assinatura, a CABISA quer continuar a especular e o autarca não quer ouvir o povo que deseja salvar o Kukutza».
Em função desta situação, afirmam que vão continuar a concentrar-se todas as quartas-feiras, às 20h00, na estação ferroviária de Amezola, e consideram fundamental «reforçar as brigadas de resistência» (kukutzabrigadak@gmail.com).
Afirmam ainda que o Kukutza não se quer limitar a uma atitude resistência e que, «para além de todas as actividades e workshops que oferece todos os anos», estão abertos a novos projectos.
Pessoas ou organizações que tenham ideias, propostas, projectos só têm de entrar em contacto com o gaztetxe: via kukutza@gmail.com ou lá mesmo, pessoalmente, no bairro de Errekalde, em Bilbo!
Fonte: Kukutza

Ver também: «"Herriari ez entzutea" egotzi dio Kukutzak Iñaki Azkunari» (Gara)