terça-feira, 6 de setembro de 2011

A esquerda abertzale pergunta a Madrid por que não quer verificar o cessar-fogo

A esquerda abertzale instou o Governo espanhol a dar passos para verificar que a ETA cumpre «o que disse nos seus comunicados» e perguntou-lhe «por que razão não o quer fazer», já que «tem os caminhos abertos». Reiterou o seu empenho na abordagem de «uma dinâmica progressiva de soluções» para o conflito.

Niko Moreno, Miren Legorburu, Txelui Moreno e Tasio Erkizia deram uma conferência de imprensa em Bilbo por ocasião do primeiro aniversário do anúncio feito pela ETA de «não levar a cabo acções armadas ofensivas», para reiterar a sua «plena vontade e compromisso» com a abordagem de «uma dinâmica progressiva de soluções» que requer a participação de «todas as forças políticas em igualdade de condições».

«Temos de encarar o novo tempo com uma vontade construtiva», salientaram, ao mesmo tempo que pediram a PSOE, PP e PNV que não façam «uma utilização eleitoralista e partidarista da normalização política e democrática».

Os representantes abertzales ressaltaram que as iniciativas empreendidas e os compromissos assumidos pela esquerda abertzale nestes últimos dois anos «permitiram construir um novo cenário político» em Euskal Herria, que se viu «reforçado pela resposta positiva dada pela ETA às solicitações realizadas pela Declaração de Bruxelas e o Acordo de Gernika».

Perante essa «realidade objectiva», criticaram o facto de o Governo espanhol não ter dado «nem um só passo numa direcção construtiva, tal como lhe era requisitado nas declarações de Bruxelas e de Gernika», tendo, «pelo contrário, tentado condicionar a aposta política da esquerda abertzale com ilegalizações, detenções e torturas».

Pese embora a atitude «imobilista e de bloqueio» de Madrid, consideram que «foram criadas condições suficientes para avançar de forma irreversível no processo de soluções definitivas, tanto ao nível das consequências do conflito como no processo de diálogo plural».

Abandonar as «pretensões belicistas»
Por isso, pediram a PSOE e PP que abandonem a «pretensão belicista de criar fotos com vencedores e vencidos», por «não ser a solução para nenhum conflito político».

A esquerda abertzale reiterou o seu compromisso com o Acordo de Gernika, que «aponta a direcção para o desaparecimento da violência», e criticou o Executivo espanhol por «ter em seu poder a verificação do cessar-fogo e não o fazer».
Notícia completa: Gara

Ver também:
«O Bildu pede ao Governo espanhol que "se mexa" em prol da normalização» (Gara)

«Urtebete geroago, su-etena zergatik ez duen egiaztatu galdetu dio ezker abertzaleak Espainiako Gobernuari» (Berria)

«Um ano desde de que a ETA anunciou o fim das acções armadas» (SareAntifaxista)

Declaração da ETA: ETAren agiria Euskal Herriari (2010-09-05) [com tradução para castelhano feita pelo Gara]

Vídeo: ETAren adierazpena (2010-09-05)