sábado, 17 de setembro de 2011

Recepção calorosa a Arantza Zulueta em Bilbo

A advogada Arantza Zulueta chegou anteontem ao fim da tarde a Bilbo, depois de a AN espanhola ter decretado a sua libertação no dia anterior. Uma centena de pessoas juntou-se na Alde Zaharra, recebendo de forma calorosa esta advogada dos presos políticos bascos, detida e encarcerada em Julho último pela segunda vez.
Notícia completa: Bilbo Branka

Jone Lozano e Alex Zobaran, em greve de fome contra o mandado europeu
Todos os presos políticos bascos que se encontram na prisão de Lyon-Corbas - incluindo Jone Lozano (Leitza/Algorta) e Alex Zobaran (Gorliz) - iniciaram, no princípio desta semana, uma greve de fome contra o mandado europeu que querem aplicar a Marixol Iparragirre. Esta última foi presente a tribunal na terça-feira passada e na quinta-feira o tribunal de Bordéus adiou o veredicto, pelo que os presos decidiram prosseguir a greve de fome com o intuito de travar a extradição para o Estado espanhol.
Fonte: etengabe

Haritz Lopez e Idoia Iragorri foram postos em liberdade
Segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia, o tolosarra Haritz Lopez saiu em liberdade condicional, mas sem ter de pagar fiança. Já a sestaoarra Idoia Iragorriri teve de pagar 3000 euros de fiança.
Nahaia Agudo, igualmente de Sestao (Bizkaia), também terá de pagar uma fiança de 3000 euros, mas vai continuar na prisão por causa de um outro processo.
Estes três jovens independentistas foram detidos na operação de finais de 2009.
Fonte: Gara

O Supremo espanhol vai rever no dia 27 as penas a que foram condenados 15 jovens independentistas
O ST vai rever no próximo dia 27 de Setembro as penas a que foram condenados pela AN os jovens independentistas Ekaitz de Ibero, Peio Lamarka, Mikel Arretxe, Unai Pérez, Egoi Alberdi, Oier Lorente, Adur Fernández, Aitor Olaizola, Nahikari Otaegi, Urko Pikaza, Beñat Apalategi, Igor Álvarez, Ekaitz Ezkerra, Asier Mariezkurrena e Imanol Bizente, segundo fontes do tribunal.
Estes jovens - e outros dois que foram absolvidos - foram detidos em 2007, acusados de «pertencer a grupo armado por integração na organização terrorista Segi» (sic) e por alegada ligação a diversas acções de kale borroka na capital guipuscoana. A Procuradoria pediu para os 17 penas de oito anos de prisão.
Fonte: Gara