«Às vítimas mortais que a batalha pela defesa de Irun cobrou, juntou-se a destruição de 152 edifícios, 252 estabelecimentos comerciais e industriais às mãos dos fascistas genocidas espanhóis, e a fuga para Iparralde [o Norte] de mais de metade da população».
Irun * E.H.
Comemoração do 75.º aniversário da queima de Irun (Gipuzkoa) pelos fascistas e genocidas espanhóis.Em memória de Evaristo Larrañaga Urcelayeta (Esquerda Republicana) e Florencio Iracheta Quilez (Partido Socialista), vereadores de Irun em 1936 que foram executados dois anos mais tarde, e de todos os irundarras assassinados, perseguidos e exilados.
Acto institucional
No próximo dia 24 de Setembro será colocada uma placa comemorativa na Câmara Municipal, em memória de ambos os irundarras. Os seus familiares e amigos assistiram, com emoção contida, à sessão plenária e que a decisão foi tomada.
Fonte: SareAntifaxistaHomenagem em Otsoportillo aos fuzilados de 1936
Homenagem tributada em Urbasa, na cova de Otsoportillo (Nafarroa), aos fuzilados do vale de Sakana em 1936. (Gara / Iñigo URIZ / Argazki Press)
Ver: «Mais de 500 pessoas recordam as vítimas da Guerra Civil em Otsoportillo» (Noticias de Navarra via SareAntifaxista)