segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Jovens da Parte Velha donostiarra ocupam um edifício que baptizam como Uxotegi Gaztetxea

Vários jovens da Alde Zaharra donostiarra ocuparam um edifício que se encontrava abandonado há mais de vinte anos na Rua Gaztelubide, na subida para Urgull, com o propósito de o transformar no gaztetxe do bairro. Foi baptizado com o nome de Uxotegi, em alusão à pequena casa de cor verde que antigamente dava abrigo às pombas, junto à ikastola Orixe.

«Dadas as poucas ofertas de ócio para a juventude por parte das instituições, que se limitam a bares e discotecas, queremos alargar o nosso desenvolvimento com base em projectos criativos e de desenvolvimento participativo», explicaram os jovens.

Conscientes do «modo de vida repetitivo e consumista» dos jovens da Parte Velha, apostam na construção de «um espaço autogerido, participativo, activo, do bairro e para o bairro». Pensam trabalhar sobre «a consciência social do meio em que vivem, fazer frente ao desinteresse da juventude gerando debates, conferências, workshops, formação, expressão artística...»

Possibilidade de reunião
Na parte da manhã, logo depois de acederem ao edifício, vários agentes da Guarda Municipal aconselharam-nos a não o fazerem, tendo em conta que o imóvel se encontra em más condições. Também apareceu pessoal da Câmara Municipal. Os jovens afirmaram que o interior necessita de uma boa limpeza, mas que a estrutura se encontra estável.

Se as circunstâncias o permitirem, dizem que irão dar sequência ao projecto que acabam de lançar. Até agora, recusaram a possibilidade de se aproximarem da Câmara para dar conta das suas necessidades e interesses, apesar de o novo Governo Municipal do Bildu ter deixado clara a sua vontade de potenciar a participação e a transparência.

Os jovens expressaram ainda a sua inteira solidariedade ao Kukutza, bem como a todos os detidos durante o despejo.
Fonte: Gara