quinta-feira, 15 de setembro de 2011

As Juntas Gerais de Gipuzkoa exigem a absolvição dos arguidos no «caso Bateragune»

Teve lugar um debate sobre o «caso Bateragune» numa comissão das Juntas Gerais de Gipuzkoa, após o qual a Câmara pediu a absolvição dos oito arguidos. A decisão contou com onze votos a favor (Bildu, PNV e Aralar) e quatro contra (PP e PSE).

A sentença do «caso Bateragune» será conhecida amanhã

Txelui Moreno afirma que aguardam a sentença «com incerteza»


As Juntas Gerais de Gipuzkoa realizaram um debate sobre o chamado «caso Bateragune», cuja sentença será notificada amanhã, sendo que a Câmara solicitou a liberdade e a absolvição de Arnaldo Otegi, Rafa Díez e dos restantes processados. O texto foi aprovado com os onze votos favoráveis de Bildu, PNV e Aralar, enquanto o PP e o PSE votaram contra (4 votos).

No texto aprovado, a Câmara guipuscoana considerou que se trata de um julgamento «político», tendo por isso pedido ao Estado espanhol «que pare a dinâmica dos julgamentos políticos, pondo fim aos entraves que se tentam impor ao novo ciclo aberto» em Euskal Herria.

Nesse sentido, exigiram «a imediata libertação e a absolvição de todos os envolvidos no «caso Bateragune».

Para além disso, as Juntas Gerais de Gipuzkoa expressam o seu compromisso com a «defesa e a promoção do processo de pacificação e normalização que vive o nosso povo».
Notícia completa: Gara