
Na sessão de ontem os jovens recusaram-se a responder às perguntas da acusação. Em resposta às questões colocadas pelos advogados de defesa, negaram qualquer relação com a ETA e a participação em acções de kale borroka - precisamente aquilo de que foram acusados quando das detenções, levadas a cabo pela Polícia espanhola em Outubro de 2007.
Embora o protocolo concebido pelo juiz Baltasar tenha sido aplicado enquanto permaneceram incomunicáveis, denunciaram ter sido torturados e maltratados perante o juiz. No entanto, a única prova da acusação são precisamente os depoimentos efectuados na presença da Polícia.Os arguidos enfrentam penas que oscilam entre os sete e os catorze anos de prisão. Ao todo, a acusação pede 128 anos de prisão.
Apoiados pelo movimento Eleak, deram uma conferência de imprensa na sexta-feira, para pedir que os julgamentos dos jovens sejam abandonados de imediato. Para além disso fizeram um apelo à participação na manifestação que, no próximo dia 23 de Setembro, às 19h30, partirá da Telletxe plaza (Algorta, Bizkaia) em solidariedade com os arguidos.
Fontes: Gara, Berria e etengabe
A Audiência Nacional espanhola intimou dois moradores de Santuxu por causa de fotos de presos

Fonte: Bilbo Branka
A Ertzaintza prendeu um jovem em Barakaldo, para acabar de cumprir a pena
A Ertzaintza prendeu Asier Gomez de Salazar hoje de manhã em Barakaldo (Bizkaia), para que acabe de cumprir a pena de prisão atribuída pela AN espanhola em 2008. Acusaram-no de, em Fevereiro desse ano, ter incendiado uma caixa de multibanco.
Prenderam-no nesse mesmo ano - juntamente com mais três pessoas -, e mantiveram-no na prisão durante algum tempo. Depois, sem que tivesse acabado de cumprir a pena, puseram-no em liberdade. Hoje, detiveram-no quando ia a sair de casa.
Fonte: Berria / Mais info: Gara