quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Kandido Zubikarai foi libertado, depois da doutrina Parot e de seis meses a mais na prisão

O preso político ondarroarra Kandido Zubikarai saiu ontem à noite da prisão de Villena (Alacant), depois de a Audiência Nacional espanhola ter dado provimento ao recurso apresentado pelos seus advogados. Precisamente o advogado Iñako Goioaga salientou ontem o facto de Zubikarai ter estado preso pelo menos mais seis meses do que devia, tendo em conta o último prolongamento da pena.

Na verdade, o ondarroarra devia ter sido libertado no dia 26 de Outubro de 2006, mas, um dia antes dessa data, foi-lhe aplicada a chamada doutrina Parot, que lhe prolongou a pena em mais cinco anos. Zubikarai foi um dos primeiros presos a quem essa doutrina, também conhecida como 197/2006, foi aplicada.
Arantxa MANTEROLA
Notícia completa: Gara

Entretanto, o preso político basco, que passou 22 anos na prisão, chegou hoje de madrugada (por volta das 6h30) a Ondarroa (Bizkaia), onde era aguardado por muitos conterrâneos. (Gara) / Fotos: Turrune

A AN espanhola deixa a advogada Arantza Zulueta em liberdade, sob fiança
A Sala Penal da Audiência Nacional Espanhola deixou a advogada Arantza Zulueta em liberdade, contra o pagamento de uma fiança de 60 000 euros. Para além disso, deixou sem efeito a decisão tomada pelo juiz espanhol Fernando Grande-Marlasca, que em Julho último a tinha mandado para a prisão.

Zulueta foi detida pela última vez a 13 de Julho deste ano - pela Guarda Civil -, acusada de ligação à ETA. Já em Abril de 2010 tinha sido detida pela mesma razão, tendo sido posta em liberdade, sob fiança, no dia 2 de Dezembro desse ano.
VER: Berria / Mais info: Gara