sábado, 24 de setembro de 2011

Enorme manifestação em Bilbo para exigir soluções democráticas e o fim dos julgamentos políticos

Milhares e milhares de pessoas manifestaram-se hoje pelas ruas de Bilbo para exigir o fim dos julgamentos e das sentenças políticas e reclamar soluções democráticas. É a resposta popular às condenações, pela Audiência Nacional espanhola, de Arnaldo Otegi, Rafa Díez, Sonia Jacinto, Arkaitz Rodríguez e Miren Zabaleta a dez e oito anos de prisão, no chamado «caso Bateragune».

Vídeo: Em Bilbo, pelo fim dos julgamentos e das sentenças políticas (Gara)

Fotos: Bateragune auziko epaia salatzeko manifestazioa (Berria)
[Manifestação de protesto contra a sentença do caso Batergune]

«Carta enviada por Otegi, em nome dos cinco condenados»

A manifestação, convocada por representantes políticos, sindicais e sociais, voltou a encher as ruas de Bilbo, exigindo o respeito de «todos os direitos para todos».
Com algum atraso em relação ao horário previsto - 17h00 -, a manifestação partiu de La Casilla. A afluência de gente era tal que foi difícil iniciar o trajecto. À cabeça da comitiva, uma faixa levada pelos convocantes com o lema «Epaiketarik ez, zigorrik ez. Aterabide demokratikoak orain» (Não aos julgamentos, não às condenações. Soluções democráticas agora).

A manifestação tinha sido convocada, entre outros agentes, pela esquerda abertzale, Aralar, EA, Alternatiba, LAB, STEE-EILAS, ESK, Hiru, EHNE, Lokarri, Esait, EHBE, EHE, Behatokia, Gazte Abertzaleak, IA, TAT ou Bai Euskal Herriari, entre outros.

Entre os que seguiam à cabeça da manifestação, viam-se caras conhecidas como Rufi Etxeberria e Tasio Erkizia (esquerda abertzale), Martín Garitano (Bildu), Iñaki Aldekoa (Aralar), Rafa Larreina (EA), Oskar Matute (Alternatiba), Jesús Uzkudun (CCOO), Ainhoa Etxaide (LAB) e Txiki Muñoz (ELA), entre muitas outras personalidades da vida política, sindical, social e cultural basca.

Milhares de pessoas abarrotaram a calçada e a cabeça da manifestação foi recebida a todo o momento com aplausos pelas milhares de pessoas que também ocupavam os passeios ao longo de todo o percurso. Os participantes fizeram ouvir incessantemente palavras de ordem a favor da independência, em defesa dos direitos e do repatriamento dos presos políticos bascos e a favor das soluções democráticas.

Ao longo do percurso foram várias as vezes em que os participantes manifestaram a sua solidariedade aos utilizadores do Kukutza, que exibiram uma faixa num dos pontos de passagem e em frente ao Tribunal de Bilbo, onde esperavam familiares e amigos dos 31 detidos nas últimas 24 horas.

A manifestação terminou em frente à Câmara Municipal, onde Maribi Ugarteburu leu uma carta enviada por Arnaldo Otegi em nome dos cinco condenados, na qual encoraja as pessoas a prosseguirem o caminho empreendido e a «sorrir, porque vamos ganhar».

Egoitz Askasibar, representante da Esait, e Marijo Romero, do LAB, leram o comunicado conjunto dos convocantes em euskara e castelhano para exigir o fim dos julgamentos e das sentenças políticos, e reclamar soluções democráticas para alcançar um processo de normalização e pacificação.

Várias patrulhas da Ertzaintza vigiaram de perto a manifestação, que terminou sem incidentes.
Fonte: Gara

Ver também: «Milaka eta milaka lagun bildu dira Bilbon epaiketa politikoen kontrako manifestazioan» (Berria)
[Milhares e milhares de pessoas juntaram-se em Bilbau na manifestação contra os julgamentos políticos]

«[Fotos] Bilbo, de novo um mar de gente contra os julgamentos políticos» (boltxe.info)
Uma semana depois da manifestação de Donostia, Euskal Herria fala com clareza ao Estado espanhol, no sentido de que ponha fim às agressões judiciais.