terça-feira, 27 de setembro de 2011

A solidariedade com Euskal Herria tem um novo ponto de encontro em Buenos Aires

De há uns meses para cá, a capital da Argentina conta com um espaço dedicado à temática basca, e mais concretamente à luta de libertação nacional de Euskal Herria. Trata-se de uma loja situada em pleno centro de Buenos Aires, que se vem juntar ao já de si importante movimento de solidariedade com o povo basco em terras argentinas.

O movimento de solidariedade com Euskal Herria não é novo na América Latina, e ainda menos na Argentina, mas de há de alguns meses para cá essa solidariedade tem dois novos pontos de encontro em plena cidade de Buenos Aires. Trata-se da popular taberna basca Txindoki e da loja Gebara, que alude de forma evidente ao Che, embora com um detalhe que não passa desapercebido: o nome foi escrito em euskara e não em castelhano. Dois lugares de encontro que em pouco tempo se transformaram numa referência não só para a gente da diáspora basca, mas também para militantes de diversas proveniências que se sentem atraídos pela causa basca.

Todo este movimento não nasceu da noite para o dia. A loja Gebara resulta de um trabalho árduo de meses em que os membros dos Euskal Herriaren Lagunak (EHL) ou Amigos y Amigas del Pueblo Vasco em Buenos Aires foram juntando pouco a pouco todo o material que hoje em dia se encontra exposto no local: livros de editoriais bascas, T-shirts independentistas, cartazes, pins... Mas na loja não há apenas material relacionado com Euskal Herria. O espaço apresenta também literatura socialista e internacionalista, livros da esquerda de partes do mundo menos habituais nos meios de comunicação ou publicações argentinas semanais e mensais.

Em relação à taberna basca, pode afirmar-se que começou a dar os primeiros passos há pouco mais de quatro meses, graças à colaboração da organização das Asambleas del Pueblo de Buenos Aires, que cederam o espaço no bairro de San Telmo, para que todas as tardes-noites de sextas-feira esse espaço se transforme na taberna Txindoki. Embora o espaço seja cedido pela organização mencionada, é gerido pelos grupos que fazem parte dos Euskal Herriaren Lagunak.

Jon Mikel FERNÁNDEZ
Notícia completa: Gara