quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Ministério Público retira a acusação de «pertença à ETA» no julgamento dos jovens de Uribe Kosta

Após três dias de julgamento, a Procuradoria da Audiência Nacional deixou cair ontem a acusação de «pertença à ETA» contra onze jovens de Uribe Kosta acusados de participar em acções de kale borroka. Fê-lo depois de admitir que não se pode entender que a sua actividade se caracterizou pela «permanência» e «estabilidade». No entanto, aumentou para dois anos de prisão a pena pedida por cada crime que lhes é imputado, pelo que as penas reclamadas oscilam entre dois e doze anos de prisão.
Também retirou a acusação de «ameaças» a um deles, mas manteve as de «depósito de artefactos explosivos» e «incêndio terrorista em grau de tentativa». Assim, pediu dois anos de prisão para Jon Rosales, Zigor Goikoetxea e Mikel Rekarte; quatro para Txomin Gezuraga, Gorka Oribe, Jon Bautista Salinas, Lander Labajo e Aner Mimenza; seis para Joseba Elorriaga; dez para Josu Rodríguez; e doze para Mikel de Gregorio.
Fonte: Gara

Ver também: «ETAko kide izatearen akusazioa erretiratu du fiskalak» (etengabe)

Contra o julgamento de onze jovens de Nafarroa
As organizações Iratzarri, Gazte Abertzaleak, Ikasle Abertzaleak e jovens iruindarras protestaram ontem contra o julgamento de onze jovens de Iruñea, que irá decorrer em Outubro.
Estes jovens foram detidos em 2008 numa operação policial levada a cabo na capital navarra e serão julgados na Audiência Nacional espanhola nos dias 4, 5, 6, 17, 18 e 19 de Outubro. São acusados de pertencer à organização juvenil Segi.
Perante este processo, dezenas de jovens concentraram-se na Praça Nabarreria, em Iruñea, e leram um manifesto em que reivindicaram o seu direito a «organizarem-se e poderem participar em decisões políticas».

Depois de afirmarem que não vão «permitir que mais nenhum jovem seja perseguido, detido ou encarcerado pela sua actividade política», enquadraram os julgamentos deste tipo na «aposta repressiva do Estado espanhol». Desde 2007, foram detidos em Nafarroa 79 jovens, 51 dos quais foram encarcerados pelo seu activismo político, segundo denunciaram estas organizações.

Para este sábado convocaram uma kalejira reivindicativa na Alde Zaharra de Iruñea, e também pediram às pessoas que participem na manifestação de 1 de Outubro, organizada pelo movimento Eleak. Para além disso, na semana que vem, a partir das 18h00, a Praça Nabarreria acolherá o Aske Gunea, ponto nevrálgico do repúdio ao julgamento dos jovens. Ali terão lugar diversos debates (sobre a crise, direitos civis, democracia participativa, movimento estudantil e internacionalismo, entre outros), bem como actos de apoio aos processados.
Fonte: Gara