quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Amaiur será o nome da nova coligação abertzale

Amaiur será o nome da aliança eleitoral com que esquerda abertzale, EA, Aralar e Alternatiba vão concorrer às eleições de 20 de Novembro, para reivindicar «os direitos nacionais que assistem a Euskal Herria». O nome conta com a aprovação de todos os componentes da coligação. Hoje, será dado o consentimento oficial e no domingo será apresentado no Baluarte, em Iruñea.

A aliança formada pela esquerda abertzale, EA, Alternatiba e Aralar vai concorrer às eleições de 20 de Novembro com o objectivo de reivindicar, tanto no Congresso como no Senado espanhóis, «os direitos nacionais que assistem a Euskal Herria», insistindo na questão do reconhecimento nacional e na do direito a decidir, segundo disseram ontem em Donostia.

Oskar Matute (Alternatiba), Rebeka Ubera (Aralar), Pello Urizar (EA) e Idoia Aiastui (esquerda abertzale) encarregaram-se de explicar o conteúdo do acordo à comunicação social, numa conferência de imprensa em que também estiveram presentes o escultor Nestor Basterretxea; os bertsolaris Arkaitz Estiballes e Julio Soto; o ex-preso Kandido Zubikarai; a autarca de Lekeitio, Maitane Larrauri; a sindicalista do LAB Olatz Arozena; Elena Bartolomé, companheira de Josu Muguruza; Txentxo Jiménez, Txelui Moreno e Miren Legorburu, entre outros.

As eleições de 20 de Novembro constituem «uma oportunidade para aprofundar a nova fase política aberta em Euskal Herria» e, consequentemente, para «consolidar a adesão social e o debate político que tornem irreversível tanto a passagem para um processo de paz e soluções democráticas, como o avanço em direcção a uma mudança política e social com base num posicionamento soberanista, independentista e de esquerda».

Apresentação no domingo
A nova coligação e o logótipo serão apresentados oficilamente no próximo domingo, ao meio-dia, num acto que terá lugar no Baluarte, em Iruñea.
Notícia completa: Gara