O secretário-geral do EA, Pello Urizar, confirmou que o PNV respondeu «finalmente» ao pedido que lhe fizeram há um mês para se reunirem e abordarem a proposta de aliança eleitoral abertzale para as eleições de 20 de Novembro e que o encontro terá lugar na próxima semana, em local e data ainda não anunciados.
Urizar anunciou a reunião no final da conferência de imprensa que deu com representantes do seu partido, da Alternatiba e da esquerda abertzale, enquanto signatários do acordo «Euskal Herria ezkerretik» para opinar sobre a reforma constitucional promovida por PSOE e PP.
Para estas três forças políticas, a modificação que propõem não é «mais que um reflexo da profunda crise de modelo, institucional, democrática e económica» em que está mergulhado o Estado espanhol, mostrando-se «incapaz de garantir direitos à classe trabalhadora, incapaz de oferecer soluções aos cidadãos que não reclamam mais que democracia, e incapaz de apresentar alternativa alguma às nações que nele permanecem aprisionadas».
Em sua opinião, a reforma que PSOE e PP pretendem levar a cabo «acaba por ser a imposição constitucional do modelo neoliberal» e limitará «ainda mais a capacidade das instituições para desenvolverem políticas públicas».
Perante isto, consideram que «urge» acumular forças para construir «um quadro basco de soberania política e económica total» que garanta um «modelo social de distribuição justa da riqueza», e «urge» também criar «um quadro de democracia real, pleno de direitos», em que a vontade dos cidadãos «seja o eixo à volta do qual giram as decisões políticas e económicas».
Notícia completa: Gara