quinta-feira, 28 de maio de 2009

A AHT Gelditu! denuncia o processamento do autarca de Aramaio e convoca mais mobilizações


A AHT Gelditu! Elkarlana tornou pública uma nota em que denuncia o processo penal aberto contra o autarca de Aramaio, Asier Agirre, por ter convocado uma consulta popular sobre o TGV.

Agirre está à espera de julgamento e a Procuradoria pede a sua inabilitação sob acusação da prática dos delitos de “prevaricação” e de “desobediência à autoridade judicial”.

Para a plataforma, o seu processamento constitui uma “evidente violação da liberdade de acção política” e persegue “uma finalidade claramente antidemocrática: punir a realização de consultas populares e silenciar as vozes que se opõem a este projecto incrementando a pressão punitiva sobre a oposição social e municipal ao TGV”.

A AHT Gelditu! Criticou o processamento do autarca de Aramaio e exigiu que se devolva às populações afectadas “a plena capacidade de decisão” sobre o TGV e sobre “qualquer outro projecto de infra-estrutura de elevado impacto ecológico e social que vá contra os interesses locais e colectivos”.

Salientaram ainda que as treze consultas populares realizadas até à data em diversas localidades bascas demonstraram que “existe na sociedade basca um amplo desacordo relativamente a este projecto imposto numa total ausência de participação popular nas decisões”.

Mobilizações
Depois da manifestação que percorreu as ruas de Iruñea no dia 9 de Maio, a plataforma convocou novas mobilizações para 13 de Junho em Itsasondo-Ordizia, Bilbau e Arrasate e pediu à sociedade que participe activamente “na luta contra este projecto anti-ecológico e anti-social, porque a paralisação deste despropósito que tem por nome TGV está nas mãos de todas e de todos”.

Fonte: Gara