quarta-feira, 13 de maio de 2009

Torrealdai, Uria e Auzmendi exigem o arquivamento do processo perante o juiz Velasco

Joan Mari Torrealdai, Iñaki Uria e Txema Auzmendi, três dos processados após o encerramento do Euskaldunon Egunkaria, compareceram ontem perante o juiz da Audiência Nacional espanhola Eloy Velasco, e exigiram o arquivamento do processo ou, então, que seja remetido para o tribunal de Tolosa.

Joan Mari Torrealdai, Txema Auzmendi e Iñaki Uria são três dos oito processados pelas supostas irregularidades económicas do Egunkaria. O juiz instrutor do processo, Juan del Olmo, não cumpriu alguns dos trâmites indispensáveis, o que levou a Audiência Nacional espanhola a decretar a repetição de todas as diligências efectuadas desde o dia 10 de Abril de 2007 no «caso Egunkaria».
Os três processados referidos reafirmaram em tribunal não ter qualquer relação com a ETA e não terem cometido qualquer crime fiscal. A defesa exigiu o arquivamento do processo ou então a sua passagem para os tribunais ordinários, neste caso o tribunal de Tolosa.


Em Andoain, centenas de pessoas concentraram-se no Martin Ugalde Parkea para exigir o arquivamento do processo contra o Egunkaria.

Notícia completa: Gara