sexta-feira, 15 de maio de 2009

Mobilizações em Caracas e Belfast contra as extradições


Três cidadãos bascos enfrentam pedidos de extradição para o reino de Espanha: Iñaki de Juana e Arturo Villanueva em Belfast e Iñaki Etxebarria em Caracas.

Tanto na Venezuela como na Irlanda a solidariedade para com o povo basco, através da luta contra extradição, tornou-se evidente nas últimas semanas. Na terça-feira, cerca de 50 pessoas manifestaram-se em frente ao Ministério dos Assuntos Exteriores da República Bolivariana, exibindo cartazes e faixas. O caso está a ter um eco cada vez maior e estiveram presentes 3 cadeias de televisão (Avilatv, Vive e Catia). Além disso, a notícia ocupou várias páginas da aporrea.org.

Na terça-feira, em Belfast, havia uma nova audiência no caso de Arturo “Beñat” Villanueva e também aqui meia centena de pessoas compareceu para protestar contra o processo. A defesa argumentou que se trata de um caso político e a audiência foi adiada para 12 de Junho. Para ontem, estava marcada uma reunião pública em An Chultúrlann para dar continuidade à campanha contra as extradições.

[Pode-se ler em seguida o Comunicado da Coordinadora Simón Bolívar]

Fonte: askapena.org

Ver ainda:

Venezuela: Coordinadora Continental Bolivariana http://www.conbolivar.org/