domingo, 24 de maio de 2009

Arnaldo Otegi pediu o voto para a Iniciativa Internacionalista


O militante abertzale Arnaldo Otegi deu ontem a conhecer o apoio da esquerda abertzale à candidatura da Iniciativa Internacionalista (II) para as eleições europeias, que é liderada pelo dramaturgo Alfonso Sastre.

Em conferência de imprensa realizada ontem à tarde em Donostia, Otegi apelou ao voto numa lista eleitoral que, segundo afirmou, “não é a nossa, mas reúne os nossos critérios”.

O voto na Iniciativa Internacionalista vai servir, na opinião do dirigente independentista, para “evidenciar a situação antidemocrática que se vive Euskal Herria, para exigir um modelo social socialista para Euskal Herria e para o conjunto da União Europeia, e para exigir o envolvimento da Europa numa solução democrática e pacífica para o conflito basco”.

Para pedir publicamente o voto para a candidatura recentemente impugnada pelo Supremo espanhol e reabilitada pelo Tribunal Constitucional, estiveram também presentes outros membros destacados da esquerda independentista, como Itziar Lopategi ou Miren Legorburu.

Otegi afirmou que recebeu um convite da lista de Alfonso Sastre no sentido de os votantes históricos da esquerda abertzale darem os seus votos à Iniciativa Internacionalista nestas eleições europeias.

Arnaldo Otegi fez questão de realçar que esta não é “uma lista sua”, e afirmou que diversas questões influíram na decisão de pedir o voto para uma candidatura independente da sua formação, entre as quais se encontram o seu apreço pelo manifesto fundacional da II, a aposta que esta candidatura faz numa alternativa social, bem como o reconhecimento do direito à autodeterminação.

Fonte: kaosenlared.net

Ver também: «A esquerda abertzale defende o voto na II-SP e quer levar Sastre à Europa», de Oihana Llorente, em Gara