sexta-feira, 29 de maio de 2009

Uma lição de solidariedade

A grande maioria das pessoas procura apoio e compreensão no seu ambiente mais próximo. É ali que nos sentimos mais protegidos, onde acreditamos que as mentiras e infâmias que possam dizer de nós não passam, porque confiamos que à nossa volta há-de prevalecer a confiança que demonstrámos. Costumamos pensar que, pelo facto de conviver e trabalhar lado a lado, acabam por nos conhecer e dar valor, de alguma forma, à honestidade com que agimos e à nossa firme vontade de solucionar os problemas. E por tudo isso costumamos esperar que, quando as injustiças rebentam sobre as nossas cabeças, sejam eles, os que vivem perto de nós, a darem-nos um guarda-chuva e ou uma palavra de alento.

Mas como somos ingénuos! Tiveram que vir pessoas como Doris Benegas, o poeta galego Xosé Luís Méndez Ferrín ou a bisbilhoteira Valentina de «Cuéntame», Alicia Pérez, dar a este país uma verdadeira lição de solidariedade entre os povos, como bem reza o nome da candidatura que representam.

Pelo facto de serem fiéis aos seus princípios de esquerda e não se dobrarem e deixarem domesticar pelo bulício mediático criado à sua volta, a II-SP sentiu na sua própria pele a escassa margem legal que o Estado espanhol concede aos cidadãos bascos. Neste momento, os seus impulsores sofrerão o desprezo e o desdém dos seus vizinhos de Vallecas, Sevilha ou Múrcia, hipnotizados pelo trabalho dos jornalistas de guerra. Contudo, nem um processo de ilegalização nem o facto de a opinião pública os tachar de “terroristas” os fez renunciar ao seu propósito de serem a voz dos sem voz.

Só este exemplo de solidariedade é já merecedor de voto. Sobretudo por parte daqueles que, por estarem proscritos, não têm alternativa, mas, por que não, também de todos aqueles que estão fartos de que em cada processo eleitoral primem os interesses partidários, atirando para a valeta os interesses do país e de um sector importante do mesmo.

Oihana LLORENTE

Fonte: Gara
----------------------------------------------------------------------------------


Vídeo do comício da II-SP em Barakaldo (Bizkaia), no dia 27, da herrikolore.org, via kaosenlared.net

Ver também: Entrevista a Julen Aginako, representante da esquerda abertzale, em kaosenlared.net, na sequência do comício da II-SP em Barakaldo.