sábado, 30 de maio de 2009

Repressão


Iker Esparza encarcerado em Boys D’Arcy

O habitante da Txantrea (Iruñea) foi detido em Paris e acusado de ligação à ETA. Depois de vários dias sob incomunicação, foi presente à juíza Le Vert e encarcerado em Boys D’Arcy.
O Movimento pró-Amnistia emitiu uma nota em que fez questão de criticar, uma vez mais, as tentativas de manipulação e intoxicação fabricadas nos gabinetes do Ministério do Interior e que são reproduzidas por alguma imprensa espanhola [e não só].

O movimento anti-repressivo afirma não ser seu propósito “responder a cada uma das mentiras de Rubalcaba”, mas tem a a clara noção de que todas elas “possuem um claro objectivo político”. E que o dito ministro “se está a tornar num verdadeiro especialista na propaganda de guerra”. O MPA conclui a nota referindo que “a repressão não vai ocultar o problema político existente em Euskal Herria” e que “é necessário que as raízes desse problema se enfrentem quanto antes”.

Fonte: askatu.org

Denunciam a presença «asfixiante» das FSE em Oarsoaldea

O Movimento pró-Amnistia afirmou que nas últimas semanas a presença da Guarda Civil e da Polícia espanhola na comarca de Oarsoaldea (Gipuzkoa) tem sido “enorme” e “asfixiante”.
De acordo com o MPA, os controlos instalados pelas FSE nestes últimos dias são numerosos, tendo chegado inclusive a cortar a auto-estrada A-8 (ontem, de manhã e à tarde) em vários pontos, como nas portagens de Irun e Oiartzun.
O Movimento pró-Amnistia exigiu que “as forças armadas que pretendem fazer a guerra e deter, torturar e atemorizar os cidadãos” saiam de Euskal Herria.

Fonte: Gara