quarta-feira, 6 de maio de 2009

Explodem dois artefactos em retransmissores em Castro Urdiales


Dois artefactos explodiram no intervalo de uma hora em retransmissores de rádio e televisão situados em Castro Urdiales.

De acordo com a Delegação do Governo espanhol na Cantábria, o primeiro artefacto rebentou pelas 13h45 na base de um retransmissor de rádio. Antes de a explosão ter ocorrido, a Cruz Vermelha foi avisada por uma pessoa que passava no lugar e que viu um cartaz em que se lia «Perigo, bomba da ETA».
A explosão provocou danos materiais. Efectivos da Guardia Civil foram até ao local e encontraram o cartaz de aviso, de acordo com a agência Europa Press.

O segundo artefacto rebentou pelas 14h28 num retransmissor rádio e televisão situado no alto de um monte, na mesma localidade, segundo informou o Governo da Cantábria.
As forças de segurança evacuaram um colégio e criaram um perímetro de segurança, como medida de prevenção.

Notícia completa: Gara

Adenda: a Guarda Civil e a Polícia espanhola desmentiram a existência de um segundo artefacto, depois de inspeccionarem o alto de El Cueto de Castro Urdiales, onde antes tinha sido dado o alerta para uma explosão; o delegado do Governo espanhol na Cantábria, Agustín Ibáñez, confirmou a inexistência desse segundo artefacto explosivo.

Adenda (7/5/2009): «A ETA ataca um retransmissor em Guriezo com um artefacto explosivo de 3 a 5 quilos»