quarta-feira, 20 de maio de 2009

preSOS


Os presos bascos em Algeciras cancelaram a greve de higiene

Segundo o Movimento pró-Amnistia, os presos bascos em Algeciras cancelaram a greve de higiene.

Nesta prisão continuam a verificar-se situações graves, mas os presos decidiram abandonar esta forma de luta por agora e pensar nas decisões a tomar com vista ao futuro.

Os presos bascos iniciaram uma greve de fome a 27 de Abril, para denunciar a atitude repressiva dos funcionários deste estabelecimento. Dois dias depois abandonaram a greve de fome e iniciaram a greve de higiene. Tomaram esta decisão na sequência das agressões infligidas a Harkaitz Bellon, de Elorrio.

A prisão respondeu com transferências de presos.

Fonte: Gara

A Ertzaintza retirou as fotografias de presos políticos bascos em Azpeitia e Santurtzi no fim-de-semana passado

Vídeo de Azpeitia aqui

Em Santurtzi (Bizkaia), a Polícia autonómica retirou fotos das paredes nos dias 15 e 16. Primeiro, no bairro de Mamariaga, onde retiraram um painel com fotos de presos políticos. No dia seguinte, apareceram novamente, acompanhados por uma brigada de limpeza municipal, e “limparam” mais fotos. Um popular protestou contra essa acção, tendo sido por isso identificado. Ainda lhe disseram que ia ser acusado por ameaças.


Em Azpeitia (Gipuzkoa), 16 de Maio era o «Elkartasun Eguna» [Dia da Solidariedade] e a Ertzaintza apareceu para verificar se havia gente com fotos de presos políticos. Mais tarde, rasgaram as fotos que tinham sido colocadas num muro nesse mesmo dia.

Fonte: askatu.org

Ver ainda:
«Solidariedade, uma prática no ponto de mira», de Manex Altuna e Oihana Llorente, em Gara

“A distância e o isolamento a que submetem os presos políticos não são um impedimento suficiente para que a sua situação deixe de estar presente nas nossas ruas. Todos os fins-de-semana, centenas de familiares convertem-se em testemunhas directas da política penitenciária, para depois a dar a conhecer aos demais e denunciar tudo o que ali vêem. Agora, os executivos de Gasteiz e Iruñea, que cada vez mais apertam o cerco com o objectivo de silenciar a solidariedade, pretendem cortar este fio condutor.”

«O TSJPB rejeitou a suspensão das ajudas aos familiares dos presos e nega que legitimem a ETA», em Gara

“A mais alta instância dos tribunais ordinários da Comunidade Autónoma Basca rejeitou uma das primeiras medidas que o novo Governo de Lakua pretendia implementar. O TSJPB decidiu ontem rejeitar a suspensão cautelar das ajudas de Lakua dirigidas aos familiares dos presos.”