sábado, 30 de maio de 2009

Otegi: «A esquerda ‘abertzale’ está preparada para enfrentar um novo processo de negociação»


Arnaldo Otegi sublinhou na sexta-feira em Loiola a disposição e o compromisso da esquerda abertzale para enfrentar um novo processo de negociação política.

Arnaldo Otegi participou como convidado, junto a Eugenio Etxebeste Antxon, numa conferência que a Iniciativa Internacionalista-La Solidaridad entre los Pueblos (II-SP) levou a cabo em frente à basílica de Loiola, em Azpeitia, e na qual a lista de esquerda salientou a necessidade de se abrirem “as portas ao diálogo” como solução para o conflito político.

Otegi recordou que nas conversações que tiveram lugar há dois anos neste mesmo lugar “as portas do diálogo estiveram abertas”.
“Aqui, tivemos oportunidade de falar de tudo, de juntar as diferentes sensibilidades políticas e tradições existentes no país e fomos capazes de avançar”, realçou, para acrescentar que, “embora não tenhamos chegado a um resultado final, é importante assinalar que fomos capazes de avançar e de construir espaços de diálogo e de negociação que devem ser recuperados”.

“A esquerda abertzale quer dizer hoje aqui de maneira oficial e solene que este país não tem outra alternativa senão a da negociação e do diálogo, e que assume esse compromisso, que está preparada para que esse processo vá por diante e para jogar a segunda parte dessa partida que não ficou concluída no processo de diálogo e de negociação anterior”, com o fim de alcançar um “acordo que viabilize uma situação de paz justa neste país”, no qual todos os projectos políticos “não só sejam possíveis e se possam defender como também sejam concretizáveis em termos políticos”.

O porta-voz independentista realçou, nesse sentido, que no próximo dia 7 de Junho haverá uma oportunidade para dar “um empurrão” a esse processo votando na Iniciativa Internacionalista, que, em seu entender, “foi capaz de fazer o que muitos partidos políticos neste país não fizeram nos últimos anos, que é comprometer-se a fundo na abertura de um processo de diálogo e de paz em Euskal Herria”.

«Será bom para todos»
Por seu lado, a número dois da candidatura, Doris Benegas, fez referência ao simbolismo de Loiola como lugar de diálogo e pediu que “se abram de novo as portas” do santuário ao diálogo político, porque “será bom para todos os povos do Estado” e também para “o avanço e o aprofundamento da democracia” no Estado espanhol.

Benegas recordou que a Iniciativa Internacionalista é formada por gentes das Canárias, Astúrias, Galiza, Países Catalães, Castela, Andaluzia e outros povos do Estado, e realçou que em todos esses lugares “a luta de Euskal Herria pelo reconhecimento dos seus direitos é um exemplo, e continua a sê-lo”, como no caso da greve geral do passado dia 21. A advogada agradeceu à esquerda abertzale por ter pedido o voto para a sua candidatura e garantiu que utilizarão os apoios conseguidos para “chegar até onde for preciso” para denunciar a “situação antidemocrática” que Euskal Herria vive.