terça-feira, 19 de maio de 2009

O Supremo espanhol aplica a presunção de culpa à lista da II-SP

(Tasio-Gara)

Os representantes legais da Iniciativa Internacionalista-La Solidaridad entre los Pueblos apresentaram no Tribunal Constitucional o recurso contra a ilegalização da sua candidatura. Este acórdão do Supremo – contra o qual se posicionaram cinco magistrados – supera todas as barreiras antes colocadas por esta mesma instância, destaca a defesa da II-SP.

As supostas provas
A presença de Sastre, segundo o Supremo, “apesar de ser alheio aos partidos coligados, não possui outra finalidade razoável que o de mobilizar o voto que, anteriormente, teria correspondido às formações abertzales sucessivamente ilegalizadas”.

No que diz respeito a Benegas, acrescenta que “participou activamente em alguns actos do ilegalizado Batasuna”. Refere três “em particular”: a apresentação em Madrid da proposta de Anoeta, que deu lugar ao processo de negociação com o Governo espanhol; a participação num acto pelo não à Constituição europeia; e o anúncio de que iria a um debate em Azpeitia em “homenagem a Otaegi e aos últimos fuzilados do franquismo”.
Neste último caso, o ST evita fazer alusão ao facto de o evento ser organizado por uma associação não ligada ao Batasuna e de Doris Benegas ter participado nele como advogada de Xosé Humberto Baena, um dos fuzilados pela ditadura.

Segundo o acórdão do ST, são coniventes com a ETA todas estas pessoas: Alfonso Sastre (prémio nacional [espanhol] de teatro), Doris Benegas (política castelhana), Josep Garganté Closa (sindicalista da CGT), Zésar Corella Escario (político aragonês), Ángeles Maestro Martín (ex-deputada da IU e fundadora da Corriente Roja) e Xosé Luis Mendez Ferrín (um dos melhores poetas vivos em língua galega, proposto em 1999 para o Nóbel de Literatura), Juan Ignacio Orengo (Comisión Ejecutiva del Metal de CCOO de Sevilha), Antonio Sardá Artiles (Confederación Intersindical Canaria), Gloria Pérez Berrocal (programadora da Radio Nacional de España e membro do Comité de Solidaridad con la Causa Árabe) e Alicia Pérez Herranz (actriz que, entre outros, interpreta o papel de Valentina na série «Cuéntame», da TVE).

Um catedrático pede ajuda ao Tribunal Constitucional espanhol
O catedrático de Direito da Universidade de Málaga Manuel Fernández Trillo remeteu ontem ao TC uma carta em que solicita que lhe permitam votar no partido II-SP, de modo a não ficar “sem opção ideológica”. O texto, segundo aparece na sua direcção, foi enviado para buzon@tribunalconstitucional.es. GARA

Notícia completa: Gara

Ver também: «Um veto que sacode a esquerda estatal», de Ramón Sola, em Gara