terça-feira, 19 de maio de 2009

Arbizu manifesta a sua oposição ao TGV numa consulta popular


96% dos habitantes de Arbizu (Nafarroa) que participaram no domingo na consulta popular sobre o TGV posicionaram-se contra o projecto. Quase metade da população do município exerceu o seu direito de voto e, com este resultado, Arbizu tornou-se a segunda terra da comarca da Sakana navarra a dizer não à construção do projecto ferroviário, depois de os habitantes de Lizarrabengoa também terem votado contra há uma semana.

Depois de os governos espanhol e navarro terem assinado no sábado o acordo de financiamento para o TGV, Arbizu tornou-se a segunda localidade de Sakana a manifestar a sua rejeição ao projecto ferroviário.

96% das pessoas que participaram na consulta popular celebrada no domingo posicionaram-se contra do TGV. Quase metade da população acorreu às urnas. Concretamente, foram 397 os habitantes que exerceram o seu direito de voto. 382 votaram contra, 6 optaram pelo sim e 9 votaram em branco.

As urnas estiveram abertas desde as 9h da manhã até às 20h. A AHT Gelditu! Elkarlana, que se encarregou de organizar a consulta, salientou que pessoas de todas as idades participaram numa votação que foi marcada pelo ambiente festivo. Tal como realçaram os promotores da iniciativa, “dar a palavra ao povo é uma boa razão para a festa”. Assim, os trikitilaris e os jogos para as crianças deram um colorido especial à jornada.

De modo a garantir que a votação decorria sem qualquer contratempo, vários observadores estiveram presentes na consulta.
Entre eles encontravam-se o autarca de Olazagutia, o autarca de Arruazu, o responsável do LAB em Sakana e vários delegados, músicos dos grupos Hesian, Kaotiko e Vendetta, o bertsolari Eneko Lazkoz, raparigas do grupo de Sokatira de Arbizu e membros da Gazte Asanblada de Bakaiku.

Notícia completa: Gara