segunda-feira, 11 de maio de 2009

A greve geral de 21 de Maio recebe o apoio de 800 empresas


Os sindicatos ELA, LAB, ESK, STEE-EILAS, EHNE e Hiru conseguiram o apoio de 800 comités de empresa e juntas de pessoal à greve geral que convocaram para o próximo dia 21 de Maio como protesto contra a destruição do emprego.

Entre os que se juntaram à greve estão os comités dos municípios de Gasteiz, Bilbau e Donostia e as deputações da Bizkaia, de Gipuzkoa e Araba, bem como diversas entidades municipais (Arrasate, Bergara, Durango, Irun, Galdakao, Bermeo, Tolosa, Leioa, etc.).

No sector da saúde, juntaram-se os comités de empresa dos hospitais de Txagorritxu, Santiago, Cruces, Galdakao, Basurto, Donostia, Cruz Vermelha e Policlínica Quirón, entre outros.
Além disso, apoiam a greve os comités do grupo EiTB, da EuskoTren, da Autoridade Portuária de Bilbau, da BBK, da Cegasa, a Michelin de Lasarte, da Zara, da Ikea, do Hotel María Cristina, da Tubos Reunidos, do El Corte Inglés, do Metro Bilbao, da Gamesa Eólica e da Sidenor de Legazpia, entre outras empresas.
As juntas de pessoal do Osakidetza, do Osasunbidea e da Administração Geral, bem como do Governo de Lakua, também aderiram à greve.

Os secretários gerais do ELA e do LAB, Adolfo Muñoz e Ainhoa Etxaide, salientaram que há “razões de sobra” para convocar uma greve geral e esclareceram que o “guião” da convocatória não está “condicionado por ninguém”, em referência à informação publicada hoje por um diário do grupo Vocento em que se afirma que o Batasuna está por trás da convocatória.

Fonte: Gara