terça-feira, 12 de maio de 2009

preSOS


Em Santurtzi, recolha de livros para os presos políticos bascos

Pode-se afirmar que a recolha foi tremendamente bem sucedida, já que se conseguiram juntar 538 livros (39 dos quais de BD), que a partir de agora começarão a ser distribuídos pelos presos políticos bascos.

Fonte: askatu.org

Ongietorri a Jabi Gordo em Tolosa

No domingo passado, 10 de Maio, os tolosarras queriam realizar o ongietorri a Jabi Gordo na Plaza del Triangulo, mas a cerimónia de boas-vindas acabou por se efectuar na Oiargi Elkartea. A Ertzaintza tinha informado os participantes que apenas possuíam autorização para levar a cabo uma manifestação e que, no caso de o ongietorri se celebrar no local inicialmente previsto, tomaria medidas.

Por fim, a marcha percorreu as ruas da localidade e, à passagem pela Arostegieta kalea, onde estão colocadas as fotografias dos presos políticos bascos, Jabi (que recuperou a liberdade no dia 25 de Abril) retirou a sua. Na Oiargi Elkartea, o ongietorri foi emotivo e não menos festivo, com a participação de bertsolaris, dantzaris, txalapartaris, tendo havido ainda um acto político.

Fonte: askatu.org

Começa a semana em prol da Amnistia no campus universitário de Araba

A semana em defesa da Amnistia começou ontem e prolonga-se até quinta-feira na cidade alavesa de Gasteiz. As actividades irão decorrer no campus universitário e nelas se incluem debates, um festival e uma manifestação. Os estudantes compareceram ontem no recinto universitário e procederam à leitura de um texto.

Tal como em anos anteriores, o Grupo de Apoio aos Presos (PAT) do Campus de Araba organizou uma semana a favor da amnistia, de 11 a 14 de Maio, neste caso.
Durante a semana, tanto nós como outros colectivos (Etxerat, TAT, Martxoak 3, Askapena) participaremos em diversos debates, no campeonato de futbito, numa manifestação ou no festival que colocará um ponto final à semana.

Pensamos que em 2009, ano em que há mais presos políticos que nunca, quando ainda permanecem encarcerados a milhares de quilómetros de casa, são obrigados a viver nas condições de vida mais duras e vêem até recusado o estatuto político, é preciso fazer ver a nossa solidariedade mais do que nunca.

É claro que o nosso povo respondeu com dignidade e firmeza à estratégia devastadora do Estado e que o vai continuar a fazer. Nos últimos tempos, tanto o EPPK (Colectivo de Presos Políticos Bascos) como os familiares têm sofrido graves ataques; a negação das ajudas, a proibição do direito ao estudo, a aplicação da pena perpétua ou a não libertação dos presos que sofrem de doenças graves e incuráveis.


Apesar de tudo, têm consciência de que somos um povo com grande experiência e sabem que, embora nos prendam, torturem e julguem, jamais vamos deixar de lutar pela liberdade de Euskal Herria, até que o último preso saia da prisão e o último refugiado regresse ao país.

Nós, pela nossa parte, continuaremos a lutar para que os presos políticos bascos possam estudar. Agora, até os presos políticos bascos que se encontram encarcerados no Estado francês e que estudavam na Universidade do País Basco já não o podem fazer. Mais um exemplo do jogo sujo dos Estados.

São milhares as razões para continuar a trabalhar em defesa do nosso povo. Assim, esta semana convidamo-vos a participar nas actividades que preparámos.

Fonte: askatu.org