quinta-feira, 14 de maio de 2009

preSOS


Em Arrasate mais de mil pessoas subscrevem um manifesto em defesa dos presos

Com o propósito de denunciar a situação que vivem os presos doentes e, em especial, a de Jon Agirre Agiriano, que, com 67 anos de idade e com um quadro clínico complicado, cumpriu esta semana 28 anos de prisão, habitantes de Arrasate levaram a cabo uma acção de protesto no hospital.

Além disso, nesta mesma localidade foram recolhidas mais de mil assinaturas para um manifesto em defesa dos direitos dos presos políticos. Este sábado haverá ainda um comício, a que se seguirá uma manifestação, com início previsto para as 18h30 na Herriko Plaza.

Em Kanbo, o colectivo de apoio aos presos políticos, Dzi Dzau, organizou este fim-de-semana concertos, uma marcha e uma "festa de sidra" em apoio à presa Lorentxa Beyrie.


Por outro lado, o Município de Elorrio aprovou ontem uma moção em que reclama o respeito por todos os direitos dos presos políticos. O texto solicita de modo especial a libertação dos presos doentes e dos que, tendo cumprido a pena, ainda continuam na prisão.
De acordo com o Movimento pró-Amnistia, foram também aprovadas moções em Soraluze e Ataun, e estão a ser recolhidas milhares de assinaturas em defesa dos direitos dos presos políticos por todo o território de Euskal Herria.

Pelos presos, houve concentrações em Euba (9 pessoas, na segunda-feira) e Atarrabia (22 pessoas, ontem).

Fonte: Gara

Xabier Etxeberria passa hoje para as mãos da Audiência Nacional espanhola

O preso político Xabier Etxeberria, que se encontrava detido na prisão de Muret Seysses, é hoje entregue pelas autoridades francesas ao tribunal de excepção espanhol, que assim o requisitou.
Xabier Etxeberria empreendeu uma greve de fome de 28 dias para denunciar a possível extradição, no final do cumprimento da pena em território francês, para o Estado espanhol, onde corre o risco de ser torturado.


O Movimento pró-Amnistia de Azpeitia denunciou a situação e pediu a libertação de Etxeberria, estando ainda marcada para hoje, às 19h, uma mobilização, na Azpeitiko Plaza.

Fonte: askatu.org


O iruindarra Ibai Azkona foi posto em liberdade

De acordo com o Movimento pró-Amnistia, Ibai Azkona saiu da prisão de Aranjuez na terça-feira à tarde, depois de largar 18 000 euros de fiança.

O jovem de Iruñea foi detido no dia 1 de Outubro pela Polícia espanhola, juntamente com outros três jovens, por suposta ligação à Segi. Foi sujeito a um período de incomunicação e denunciou ter sido torturado.
Fonte: Gara