sábado, 20 de fevereiro de 2010

Apoio aos processados no sétimo aniversário do fechamento do «Egunkaria»


Dezenas de agentes sociais, culturais e políticos juntaram-se hoje no Martin Ugalde Kultur Parkea, em Andoain (Gipuzkoa), por ocasião do sétimo aniversário do fechamento do Euskaldunon Egunkaria.

Martxelo Otamendi, Joan Mari Torrealdai, Iñaki Uria, Txema Auzmendi e Xabier Oleaga receberam ontem o apoio de dezenas de agentes sociais, políticos e culturais e de cidadãos anónimos no acto que decorreu no Martin Ugalde Kultur Parkea, quando passam sete anos - hoje mesmo - desde do fechamento do Egunkaria pela Guarda Civil.

Joan Mari Torrealdai falou em nome dos imputados e agradeceu «as constantes mostras de apoio, solidariedade e carinho» que receberam ao longo destes sete anos e «nos anteriores», recordando ainda os trabalhadores que ficaram sem emprego como consequência do encerramento.

Salientou que o Egunkaria foi encerrado «não pela sua possível relação com a ETA», mas «pela defesa da cultura, de um idioma e do direito a ser-se informado» em euskara.
Por isso, destacou a importância da absolvição dum ponto de vista da actividade cultural basca, já que isso significaria «reconhecer a legitimidade dos projectos face às teses policiais».

No acto também intervieram Igor Zalakain, investigador do laboratório da Arzak, o físico Pedro Miguel Etxenike, o ex-autarca de Donostia Ramón Labaien, o ciclista Mikel Astarloza, a jornalista Maddalen Iriarte, o secretário-geral do Kontseilua, Xabier Mendiguren, a guionista e actriz Aizpea Goenaga, a escritora e bertsolari Uxue Alberdi, a bertsolari Maialen Lujanbio e o músico Ruper Ordorika.

Hoje haverá em numerosas localidades bascas diversos actos comemorativos de apoio ao diário encerrado e aos processados.
Fonte: kaosenlared.net