quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Detenções: os Mossos d’Esquadra entregam duas pessoas à Guarda Civil


Depois da detenção de Adur Aristegi e Jon Rosales ontem em Girona, já são oito os cidadãos bascos que neste momento se encontram incomunicáveis em poder da Guarda Civil e da Polícia espanhola. Oito, pois o jovem de Elorrio e o getxoztarra foram entregues aos militares espanhóis. Por outro lado, prevê-se que Ibai Beobide seja hoje presente a um juiz, ao atingir o quinto dia em regime de incomunicação.

O jovem de Elorrio Adur Aristegi e o getxoztarra Jon Rosales já se encontram sob custódia da Guarda Civil em Madrid, depois de terem sido entregues, às 19h30, pelos Mossos d´Esquadra. A Polícia autonómica catalã deteve-os ontem por volta das 13h30 em Molló, uma localidade de Girona próxima de Camprodon, junto à fronteira com território sob administração francesa, num controlo «antiterrorista». A instituição militar andava à procura de Rosales após a detenção de Ibai Beobide, no sábado passado.

Segundo informou o conseller do Interior, Joan Saura, os dois jovens bascos foram presos a poucos quilómetros da fronteira com o Estado francês. Foram depois entregues à Guarda Civil e, ainda que a justificação para tal seja a de que os militares espanhóis andavam atrás deles e o facto de haver um mandado de busca e captura emitido pela Audiência Nacional espanhola, no parecer de vários advogados os Mossos d´Esquadra deviam entregar os detidos directamente ao juiz de instrução, e não a um outro corpo policial, salvo ordem expressa do tribunal de excepção espanhol.

Quinto dia de Ibai Beobide
No que respeita a acusações concretas, as agências noticiosas espanholas difundiram ontem que Jon Rosales estaria a ser procurado pela Guarda Civil porque o bilbaíno Ibai Beobide, preso no sábado - e que hoje atinge o quinto dia em regime de incomunicação -, «citou o seu nome».

Quanto ao jovem de Elorrio, as fontes policiais referem que estaria ajudando Rosales a fugir para o Estado francês. As agências também difundiram que os dois jovens contam com antecedentes criminais ligados a operações contra a ETA, no caso de Aristegi, e contra a kale borroka, no caso do jovem getxoztarra. Convém recordar que Adur Aristegi denunciou ter sido torturado selvaticamente pela Guarda Civil em 2008. Encontrava-se em liberdade provisória, tal como Jon Rosales, e estava proibido de «abandonar território espanhol».

Oito bascos em regime de incomunicação
Com estas duas novas detenções eleva-se a oito o número de pessoas que se encontram actualmente incomunicáveis sob custódia da Guarda Civil e da Polícia espanhola. Assim, o jovem bilbaíno Ibai Beobide encontra-se detido desde sábado e hoje deverá comparecer na Audiência Nacional espanhola, uma vez que se esgota o tempo máximo permitido para o regime de incomunicação.

Embora vários meios de comunicação espanhóis tenham ligado a detenção do donostiarra Faustino Marcos, ocorrida na véspera em Portbou, também à operação desencadeada na sequência da detenção de Beobide por guardas civis, o conseller do Interior, Joan Saura, afirmou que tal não era o caso.

Assim, temos que neste momento Faustino Marcos é o único detido em situação de incomunicável nas instalações centrais de Madrid da Polícia espanhola, sendo sete os bascos que estão em poder da Guarda Civil. Para além de Ibai Beobide e dois jovens detidos ontem em Girona, a jovem de Segura Euri Albizu e os hernaniarras Juan Mari Mariezkurrena, Josune Balda e José Camacho também se encontram em Madrid, depois de terem sido presos na segunda-feira à tarde. Desde então, desconhece-se o seu estado e o seu paradeiro concreto.

Desde sábado, já foram detidas oito pessoas que vinculam à ETA, foram efectuadas buscas em diversos municípios bascos como Segura, Hernani (Gipuzkoa), Bilbo e Larrabetzu (Bizkaia), sendo que nesta última localidade a Guarda Civil chegou mesmo a inspeccionar todo um bloco de habitações - quinze ao todo – sem qualquer mandado judicial. Prevê-se que as casas de Aristegi, em Elorrio, e de Rosales, em Algorta - Getxo -, também sejam inspeccionadas nas próximas horas.

Tendo em conta a velocidade com que as detenções estão a ser efectuadas, o Movimento pró-Amnistia já veio pedir que «seja dado o alerta vermelho, pois pensamos que estão a ser torturados».

Informaram ainda que o juiz Fernando Grande-Marlaska indeferiu o pedido da defesa de Faustino Marcos no sentido de que sejam aplicadas as medidas preventivas contra a tortura, e que Ismael Moreno ainda não deu qualquer resposta a um pedido idêntico efectuado pela defesa dos bascos que se encontram em poder da Guarda Civil.

Por denunciar a tortura
Nos municípios de onde são naturais as pessoas detidas ontem voltou a haver protestos contra a situação de incomunicação e o grave risco de tortura que ela acarreta, nas mãos dos militares espanhóis. Assim, 300 pessoas manifestaram-se ontem em Elorrio (Bizkaia), e em Algorta foram cerca de cinquenta - todos os dias, às 20h, na Telletxea plaza - e outros tantos em Donostia.

Para além disso, ontem a Ertzaintza deteve uma pessoa em Zornotza (Bizkaia) que se recusou a identificar-se, ao ser retido com outras duas pessoas por colarem cartazes que denunciavam o regime de incomunicação. No bairro de Errotxapea (Iruñea) duas pessoas foram multadas pela mesma razão.
G.M.

Madrid diz que Lisboa lhes cederá Yáñez e García, apesar de a última audiência judicial decorrer hoje
Como tem sido habitual desde que a Polícia lusa prendeu os alegados militantes da ETA Iratxe Yáñez e Garikoitz Garcia, a 9 de Janeiro, enquanto as autoridades portuguesas guardam silêncio, Madrid não pára de propagandear informações e dados que, tal como no caso da quantidade de explosivos encontrados em seu poder, são depois rectificadas por Lisboa.

De acordo com o que as agências noticiosas veicularam, bem como os principais periódicos espanhóis, Portugal já terá decidido ceder a jurisdição para que os dois cidadãos bascos sejam julgados em Madrid pela Audiência Nacional espanhola. A aplicação dessa medida seria feita ao abrigo do Mandado de Detenção Europeu - MDE -, e contaria com o precedente do caso de Garikoitz Etxeberria e Asier Larrinaga, entregues a Madrid em Março de 2007.

No entanto, a defesa dos bascos adiantou ontem ao Gara que hoje terá lugar a última audiência judicial em que serão apresentadas as alegações contra o mandado europeu e que este será ali analisado. Depois, haverá ainda todo um trajecto jurídico a percorrer com a apresentação de recursos. G.M.
Notícia completa: Gara
-
Adenda: O juiz Moreno deu ordem de prisão a Ibai Beobide, que, segundo divulgaram a Euskadi Irratia e a Europa Press, afirmou ter sido torturado.
http://www.gara.net/azkenak/02/183709/es/El-juez-Moreno-envia-prision-Ibai-Beobide