quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Nafargune: processo de debate da esquerda «abertzale» e comunicação social


«Diario de Noticias»: cuidado!

Este grupo de comunicação passou por diferentes fases ao longo da sua história, todas elas ligadas aos seus gestores económicos. Nestes últimos anos situou-se na órbita do PNV, incluído no Grupo Noticias, e a sua linha editorial defende com capa e espada o projecto político do NaBai.

O seu director, Joseba Santamaría, nunca rasgou as vestes pelas insolentes campanhas de intoxicação contra o independentismo basco. Este ex-membro da executiva do Eusko Alkartasuna em Navarra dirige com aprumo o editorial do periódico com uma dupla premissa: a mudança política em Navarra é a soma do PSN e do NaBai, e o resto são agentes desfigurantes que o periódico omite ou utiliza em benefício da primeira. «Não publicaremos nada que prejudique a imagem do NaBai, seja verdade ou mentira», Santamaría dixit.

O processo de debate da esquerda abertzale destes últimos meses serviu de base à elaboração de todo tipo de artigos sem escrúpulos: documento Gakoa, furos policiais sobre detenções, falsidade jornalística sobre a correspondência de Arnaldo Otegi…

O último capítulo da feroz e rigorosa linha editorial, vimo-lo este fim-de-semana. A entrevista a Txelui Moreno, representante da esquerda abertzale, foi um compêndio de agressividade e falta de respeito para com o entrevistado. 14 perguntas sobre a ETA tentando desvirtuar o conteúdo do documento.

Asseverações argumentativas tendenciosas nas perguntas: «com os antecedentes que existem de outros processos dinamitados pela ETA…». Tentativas de desvalorizar a resposta dos agentes soberanistas do país: «Mas se lhes disseram publicamente que é insuficiente».

Pois bem, este estilo de jornalismo pornográfico, mais em voga em linhas editoriais como as da Interviú, é o que defende e fomenta este grupo de comunicação. O nervosismo espanholista de que falávamos no editorial anterior [15/02] parece alastrar como a pólvora, e chegou à zona de Areta.

Porque será?

Nafarroa, 22-II-2010
Fonte: nafargune.info








Ver também: «O debate sobre o modelo de mudança deve ser a base do trabalho entre os sectores de esquerda e abertzales de Nafarroa» (texto e áudio), em ezkerabertzalea.info