domingo, 28 de fevereiro de 2010

A esquerda «abertzale» face às últimas denúncias de tortura


Mediante esta nota de imprensa a esquerda abertzale quer denunciar firmemente a onda de detenções de cidadãos bascos registadas nestas últimas semanas e os graves casos de tortura que se verificaram nos aquartelamentos dos diversos corpos policiais que operam sob as ordens do governo espanhol.

Devemos recordar que cinco dos detidos tiveram de ser tratados em hospitais e que o hernaniarra José Camacho permaneceu hospitalizado vários dias devido às graves torturas que lhe foram infligidas pela Guarda Civil na semana passada.

Esta situação é especialmente grave, uma vez que ocorre num contexto político marcado pela iniciativa da esquerda abertzale proposta na resolução «Zutik Euskal Herria». A esquerda abertzale manifestou o seu compromisso em colocar toda a sua prática ao serviço da união de forças e da dinamização popular de forma a que o Processo Democrático seja uma realidade quanto antes. Do mesmo modo, e tal como anunciámos em Altsasu e reiterámos em «Zutik Euskal Herria», a esquerda abertzale compromete-se com um Processo Democrático que se caracteriza pelo recurso exclusivo a vias políticas e democráticas e regido pelos Princípios do senador Mitchell. Esta é uma decisão unilateral da esquerda abertzale.

Contudo, e isto é óbvio, é impossível levar Euskal Herria para um novo cenário democrático de confrontação política exclusiva quando os passos são dados unicamente por parte da esquerda abertzale. Fazemos um apelo a todos os agentes e especialmente ao Estado espanhol no sentido de actuar com responsabilidade e de dar passos que possibilitem esta mudança de cenário.

Neste sentido, a esquerda abertzale quer denunciar a atitude mantida nestas últimas semanas por alguns agentes políticos e meios de comunicação: pretendeu-se distorcer e retirar valor à aposta da esquerda abertzale recorrendo ao discurso simples e batido sobre a atitude da esquerda abertzale face a uma hipotética acção armada da ETA. Ao invés, as únicas acções violentas foram levadas a cabo pelas forças policiais espanholas detendo e torturando selvaticamente dezenas de bascos e bascas.

Os agentes políticos e meios de comunicação que tanto criticam a esquerda abertzale não têm nada a dizer perante os casos de tortura? Vão continuar a dar crédito a versões policiais inverosímeis? Ou vão fazer uma aposta sincera numa mudança substancial na situação política basca, tal como esquerda abertzale o fez?

Por último, a esquerda abertzale vai levar a denúncia dos últimos casos de tortura a todos os municípios bascos, apresentando em todas as câmaras municipais moções de denúncia da tortura e exigindo a abolição do regime de incomunicação.

Ezker Abertzalea,
2010ko otsailak 26

Fonte: ezkerabertzalea.info

Zutik Euskal Herria (eu)
-
-