quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A Piztera vai novamente a julgamento, desta vez por uma acção pacífica na Gaztelu plaza

Quatro pessoas da plataforma vão a julgamento acusadas de desordens públicas. Foram detidas por se acorrentarem na Plaza del Castillo, em Iruñea
A Polícia Nacional espanhola deteve quatro pessoas que se tinham acorrentado ao coreto da Plaza del Castillo

Tem lugar hoje, pelas 9h45, mais um julgamento contra a Piztera, no qual são acusados quatro activistas que participaram numa acção na Plaza del Castillo, em Iruñea, em solidariedade com os 12 jovens processados pela sentada da encosta do Labrit, em Maio de 2007, e cuja sentença ainda não é conhecida.
A acção consistiu numa paródia com a virgem da okupación, durante a qual estes activistas simularam estar acorrentados ao gradeamento do coreto. Foram detidos pela Polícia Nacional espanhola acusados de desordens públicas.

A sentada teve lugar num dos lados da Plaza del Castillo e em nenhum momento impediu a passagem dos peões

Multas por obstruir a passagem de peões
Na mesma acção várias pessoas foram multadas pela Polícia Municipal em 750€ «por obstruir a passagem de peões» na praça. Mas a verdade é que a paródia não criou qualquer impedimento, em momento algum, à passagem dos transeuntes na Plaza del Castillo.
Da parte da Piztera, não entendem «que solução é que os juízes e os magistrados vão dar» às suas reivindicações» e afirmam que, apesar de reivindicarem de «um modo não violento e aberto, se encontram uma vez atrás da outra na presença de juízes e magistrados, enfrentando pedidos de prisão e multas desproporcionadas apenas por fazer política».
Referem que, apesar de «pretenderem silenciar as nossas reivindicações por via da chantagem económica e prisional, este vai ser o ano em que Pamplona voltará a ter um gaztetxe».
Fonte: apurtu.org