quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Solidários com Euskal Herria no mundo


Quando ainda faltam realizar os actos que vão ter lugar nos próximos dias em Barcelona, Madrid, Lisboa e em mais algumas cidades, já participaram na Semana de Solidariedade com Euskal Herria mais de 4000 pessoas, espalhadas por 18 países da Europa e da América.

A solidariedade com Euskal Herria em cerca de vinte países concretizou-se nos últimos dias em mais de 80 iniciativas, que contaram com a participação de 4000 pessoas.

A apreciação que a Askapena fez destas manifestações solidariedade foi bastante positiva, sobretudo tendo em conta o relevo que este tipo de iniciativas adquiriu desde que foram criados os Euskal Herriaren Lagunak [Amigos de Euskal Herria], há três anos.

Naquela altura, eram poucos os grupos a trabalhar de forma estruturada em actividades solidárias com Euskal Herria, enquanto hoje o número grupos, comprometidos na dinamização de acções ao longo de todo o ano, ascende a mais de 30.

Basicamente, as actividades centram-se na denúncia das violações de direitos civis e políticos em Euskal Herria, das ilegalizações de partidos políticos e organizações sociais, do encerramento de meios de comunicação bascos, da tortura, do desaparecimento de Jon Anza e das violações dos direitos dos presos políticos nas prisões espanholas e francesas.

Todo este tipo de denúncias também tem estado presente nas múltiplas actividades que estão a decorrer durante estes dias em diversos países da Europa e da América do Sul, como a Irlanda, a Escócia, a Inglaterra, a Alemanha, a Eslovénia, o Estado francês, o Estado espanhol, o México, a Venezuela, o Uruguai e a Argentina, principalmente.

Uma das principais novidades deste ano reside no facto de a Noruega, a Suíça e a Dinamarca se terem juntado à solidariedade com o povo basco. No primeiro destes países houve um debate com a presença de representantes da esquerda abertzale, do Movimento pró-Amnistia e da Etxerat, que foram entrevistados no diário Klassekampen, tendo havido ainda a projecção do documentário Itsasoaren alaba.

Na Dinamarca tiveram lugar dois debates e na Suíça foram mais de 500 as pessoas que participaram em onze iniciativas, entre as quais se incluem debates contra a repressão, uma concentração em frente à embaixada espanhola, jantares solidários e três concertos dos Berri Txarrak.

Três mini-tours temáticos
A Askapena também salientou a realização de três mini-tours temáticos: a apresentação do «caso Egunkaria» na Irlanda; a estreia a nível europeu de Itsasoaren alaba em mais de uma dezena de cidades, nas quais participaram o seu realizador, Iosu Martínez, e Txema Uriarte, da IPES-GITE, e por último o tour anti-repressivo efectuado por advogados, familiares de presos políticos, ex-presos e membros do Movimento pró-Amnistia por vários países europeus.

No âmbito desta semana de solidariedade também ganharam especial relevo a cultura e a música basca. Assim, o grupo Skatu andou por Itália e pela Eslovénia, e os Berri Txarrak pela Suíça. Já na Irlanda, em Paris ou Londres foram as músicas de outros povos que se fizeram ouvir em solidariedade com Euskal Herria.

Itália foi um dos países que mais se destacaram em actos solidários, nos quais participaram mais de 1200 pessoas. No próximo dia 20 realizar-se-á uma grande manifestação em Milão em solidariedade com as causas basca, curda, palestiniana e povos sul-americanos.
Fonte: Gara

Pequena enumeração descritiva e algumas das imagens das actividades desenvolvidas no contexto da Semana Internacional de Solidariedade com Euskal Herria: «Milhares de amig@s de Euskal Herria por todo o mundo»
http://www.lahaine.org/index.php?p=43399