quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A Polícia espanhola detém duas pessoas na Bizkaia


As detenções dos algortarras Urko Izagirre, em Algorta, e de Enrique Noya, em Bilbo, decorreram na madrugada de ontem, no âmbito de uma operação decretada pelo juiz do tribunal de excepção espanhol Fernando Andreu. Os agentes da Polícia espanhola procederam ainda a buscas nas casas dos detidos e nos escritórios da empresa em que trabalham, na zona industrial de Abadiño.

As autoridades espanholas acusam ambos os detidos de ligação à ETA.
Segundo as agências noticiosas, esta operação estará relacionada com Jon Rosales e Adur Aristegi, jovens detidos na semana passada em Camprodon e que, depois de serem sujeitos ao regime de comunicação em poder da Guarda Civil, denunciaram ter sido vítimas de tortura.

O Movimento pró-Amnistia precisou que Izagirre e Noya trabalham na mesma empresa que Rosales e Aristegi, que se dedica à montagem de txosnas [barracas de festas]. Alertou ainda para o sério risco de tortura que Izagirre e Noya correm, lembrando que todas as pessoas detidas nas últimas semanas relataram situações de maus tratos e de tortura durante o período de incomunicação - sendo que alguns desses relatos fazem menção, inclusive, a tentativas de violação.

Em protesto contra esta operação e exigindo a libertação dos seus conterrâneos, ontem à noite cerca de 260 pessoas participaram numa manifestação em Algorta.

Por outro lado, o Movimento pró-Amnistia fez também saber que preso político basco Xabier Etxeberria, encarcerado em Soto del Real, disse ter sido maltratado e ameaçado de morte por um funcionário.
Fonte: Gara e Gara


Tasio
-
Ver também: «A Polícia espanhola detém duas pessoas e faz buscas na empresa Jai-Kit», de Oihana Llorente
http://www.gara.net/paperezkoa/20100224/184720/es/La-Policia-espanola-detiene-dos-personas-registra-empresa-Jai-Kit