quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

«Iparraldea Bertan!»: o País Basco Norte em destaque no Sul


O período de Inverno é habitualmente tempo de encontro entre os habitantes de Ipar e Hego Euskal Herria [País Basco Norte e Sul]. Mascaradas aqui, carnavais lá, sem esquecer as inúmeras festas nas sagardotegiak [«casas da sidra»], bertsu gaua [noite de bertsos] entre muitas outras formas de partilhar uma mesma cultura. Para intensificar esta troca, em Março, o centro cultural Koldo Mitxelena, em Donostia, põe em destaque a criação do País Basco Norte. Entre 3 e 24 de Março, quatro «quartas-feiras/rendez-vous» (19h30) vão fazer parte do ciclo Iparraldea Bertan! 2010.

Com o ciclo Iparraldea bertan!, organizado em parceria com o Euskal Kultur Erakundea [Instituto Cultural Basco], o centro cultural Koldo Mitxelena convida os espectadores a descobrir «a vitalidade da cultura basca das províncias de Lapurdi, Nafarroa Beherea e Zuberoa».
Este ano, mais uma vez, uma parte considerável do programa será consagrada ao canto e à música. Para inaugurar o mês de «Ipar Euskal Herria», a 3 de Março, Mixel Arotce, Jean-Mixel Bedaxagar, Pierpol Berzaitz e Mixel Etchecopar vão-se juntar num concerto-homenagem a Etxahun-Iruri (escritor, músico, autor de pastorais; 1908-1979).

Depois desta noite dedicada a Zuberoa, a atenção vira-se para Lapurdi, e, mais precisamente, para o grupo Mihakan, de que fazem parte Pantxix Bidart e Kristof Hiriart, que, de acordo com os responsáveis do EKE, devem apresentar «uma versão renovada de certos cantos tradicionais». Aproveitando o ensejo, o Koldo Mitxelena e o Institut Culturel Basque vão também prestar uma homenagem a autores contemporâneos, como Xavier Diharce, conhecido pelo nome de «Iratzeder», ou ainda a Itxaro Borda (17 de Março).

Nafarroa Beherea será representada por Eñaut Etxamendi, cantor do duo Etxamendi eta Larralde, autor de mais de 80 letras para canções e de sete obras (edições Maiatz). Em Donostia, dará a conhecer a sua experiência e interpretará ainda cinco cantos com Jean-Louis Laka (10 de Março). Finalmente, o espectáculo Hameika Ipuin, que junta Kattalin Sallaberry e Jokin Irungaray sob a direcção de Txomin Héguy, será apresentado pela primeira vez (24 de Março, às 19h30). Todos estes eventos vão ser transmitidos em directo no site http://www.gipuzkoakultura.net.

Clémence LABROUCHE
Fonte: lejournalPaysBasque-EHko_Kazeta

2- O Euskal Museoa/Museo Vasco de Bilbau ganhou o prémio para a melhor média-metragem no Festival Internacional FIAMP 2009 com o trabalho audiovisual Pelota. Na imagem, um fotograma do filme premiado. GARA (foto de Marisol RAMIREZ/ARGAZKI PRESS)