quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Os arguidos do «Egunkaria» recebem apoio de vários eurodeputados


Os eurodeputados Izaskun Bilbao (PNV), Ramón Tremosa (CiU), Oriol Junqueras (ERC), François Alfonsi e Catherine Greze (Verdes-ALE) e Raúl Romeva (ICV) compareceram ontem na sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, junto ao ex-director do Egunkaria Martxelo Otamendi, recentemente julgado na Audiência Nacional espanhola, juntamente com Txema Auzmendi, Joan Mari Torrealdai, Iñaki Uria e Xabier Oleaga.

Os eurodeputados referidos são alguns dos que subscreveram um manifesto de apoio aos arguidos no «caso Egunkaria», no qual afirmam que a única saída para este processo é a absolvição.
Salientaram que a causa contra o Egunkaria não possui qualquer base jurídica, que foram violados direitos e que é necessário «recuperar a honra». «É inaceitável encerrar um jornal», sublinharam.
Para além disso, criticaram a atitude do Governo espanhol, que «tem um problema com a democracia: viola sistematicamente a liberdade de expressão dos bascos». Exemplo disso são o fechamento do Egunkaria e a Lei de Partidos, segundo referiram.
Fonte: Gara

Ver também:
«Egunkaria: 25 membros do Parlamento Europeu pediram a absolvição de todos os imputados», Egunkaria Press via kaosenlared.net