terça-feira, 22 de julho de 2008

Ian Tabar, jovem de Iruñea, vai ser julgado


Ian Tabar, jovem de Iruñea [Pamplona] ligado ao movimento pró-autogestão, poderá ser condenado a um ano de prisão num julgamento que terá lugar no próximo dia 29. Ian encontra-se em liberdade condicional devido a uma outra pena que a Audiência Provincial lhe impôs, em virtude dos incidentes ocorridos nas comemorações do Privilégio da União (1), em 2004. Se vier a ser condenado, poderá ingressar na prisão.

O juiz Fermin Otamendi terá que ouvir as únicas testemunhas existentes, neste caso todos polícias municipais, que asseguram que Ian Tabar os agrediu quando estava a colar cartazes. A plataforma Iruñerria Piztera Goaz denuncia que é tudo uma montagem policial e que querem punir este jovem “porque uma noite saiu de casa para colar cartazes”. Recordam que esta não é uma situação isolada, já que em Iruñea há 76 pessoas processadas, sobre quem pendem petições de 2 a 4 anos de prisão, por tomarem parte em actividades ou acções públicas e pacíficas em defesa dos gaztetxes [centros juvenis].

Concentração de apoio
No dia do julgamento, 29 de Julho, às 8h45, uma concentração apoiará Ian Tabar em frente à Audiência Provincial, e denunciará toda esta repressão. Haverá depois um almoço, em Aranzadi, às 15h.

Fonte: Apurtu

Imagem: denúncia da situação de Ian Tabar nas festas de San Fermin.
(1) Privilégio da União - Batasunaren Pribilegioa: diz respeito ao documento, assinado pelo rei navarro Carlos III em 1423, no qual se promulgou a união dos três burgos até então existentes em Iruñea (Nabarreria, San Nikolas e San Zernin). Nesse sentido, é considerado um tratado fundador da cidade de Iruñea [Pamplona]. Celebra-se a 8 de Setembro.