sábado, 26 de julho de 2008

Encontram um terceiro esconderijo, inspeccionam outra habitação e detêm Inge Urrutia


De acordo com a EFE, a Guarda Civil teria localizado ontem à tarde um terceiro esconderijo nas imediações do bairro getxoztarra de Algorta, depois de anteontem ter encontrado outros dois em La Rioja. De madrugada a instituição militar procedeu à inspecção de uma outra habitação, também em Getxo.

Detenção de Inge Urrutia
Inge Urrutia, de 19 anos, foi detida ontem de manhã em Algorta pela Guarda Civil, por suposta relação com a ETA, de acordo com agências de informação, que se baseavam em fontes policiais.
A Askatasuna confirmou a identidade da jovem detida e afirmou que se trata da companheira de uma pessoa que a Guarda Civil tentou prender na operação recente que empreendeu e que não encontrou no seu domicílio. A detenção teve lugar às 12h.

De acordo com a organização anti-repressiva, a jovem estava a sair de casa quando agentes da instituição militar à paisana a interceptaram e detiveram. As agências espanholas relacionam a detenção com a operação levada a cabo na terça-feira na Bizkaia, na Galiza e na Andaluzia, e que se saldou com outras nove pessoas detidas: Arkaitz Goikoetxea, Maialen Zuazo, Anabel Prieto, Gaizka Jareño, Adur Aristegi, Iñigo Gutierrez, Mikel Saratxo, Aitor Kotano e Libe Agirre.

Notícia completa: Gara