sábado, 12 de julho de 2008

Lakua proíbe cerimónia de homenagem a ‘Gatza’ prevista para hoje em Zornotza

‘Gatza’ 28 anos na prisão (Tasio-Gara)

O Departamento do Interior de Lakua proibiu a cerimónia organizada para amanhã em Zornotza em homenagem ao preso político basco Joxe Mari Sagardui ‘Gatza’, por considerar que foi “promovida” pela Askatasuna. O movimento pró-amnistia fez um apelo à participação no acto, passando “por cima de proibições”.

De acordo com as informações avançadas em comunicado pelo Departamento do Interior, o motivo da proibição, comunicada aos promotores da cerimónia mediante uma resolução, reside no facto de a mesma “ter sido promovida pela organização ilegalizada Askatasuna, tal como se vê nos cartazes que apelam à participação colocados nas ruas de diversas localidades de Euskadi [tradução: Euskal Herria]”.

O porta-voz do Interior do PP no Parlamento de Gasteiz, Carlos Urquijo, tinha pedido ontem de manhã ao conselheiro Javier Balza que impedisse a realização deste acto.

A cerimónia de homenagem ao preso político Joxe Mari Sagardui ‘Gatza’, que passou 28 anos na prisão, está prevista para as 18h de hoje em Zornotza.
O movimento pró-amnistia realizou ontem à tarde um apelo aos cidadãos no sentido da sua participação, “a favor dos direitos dos presos políticos bascos e por cima de proibições”.
Como denunciou o movimento, “o Estado espanhol quer fazer desaparecer a denúncia e a solidariedade para com os presos e perseguidos”, e, embora “em Euskal Herria poucos admitam essa estratégia, os regionalistas, com o PNV à cabeça, coincidiram em cheio com as intenções do Governo espanhol”.
Por último, solicitaram ao lehendakari Juan José Ibarretxe e ao conselheiro do Interior de Lakua, Javier Balza, que não realizem hoje um “massacre” e permitam que a manifestação prevista em defesa dos direitos dos presos políticos bascos decorra de forma pacífica.

Fonte: Gara