sábado, 26 de julho de 2008

«Orreaga Roncesvals», uma ópera basca


A Praça de Touros de Baiona irá acolher hoje, dia 26, às 21h30, esta criação inédita do músico Pier-Paul Berzaitz, baseada na famosa história de 778, em que a retaguarda do exército de Carlos Magno, comandada pelo seu sobrinho Roland, é desbaratada pelas tropas bascas. Gaël Rabas, director do Théâtre du Versant e responsável pela mise-en-scène, dirige os cerca de 300 artistas, amadores e profissionais, os pottok [cavalos de raça basca] e as ovelhas que participam no espectáculo.
A produção está a cargo da associação Or Konpon, numa altura em que celebra 30 anos de existência. A direcção musical é de Jean-Marie Guezala e Juana Etxegoin, e a coreografia é da responsabilidade de Célia Thomas.
Os textos são em basco, francês, espanhol e occitano. Sem qualquer problema de compreensão ou necessidade de tradução, o público deixar-se-á levar pelos 50 coristas, os 15 músicos (que tocam instrumentos antigos), os 60 dançarinos e actores de Lapurdi e Zuberoa, os 20 cavalos e os seus cavaleiros, e os 50 figurantes.

Fontes: sareantifaxista, Baiona e lejournalduPaysBasque