sábado, 26 de julho de 2008

Apelo aos jornalistas para que assinem a declaração «Euskaraz bai»


O Kontseilua – Euskararen Gizarte Erakundeen [ou Conselho de Organizações Sociais do Euskara] convidou os jornalistas a assinar a declaração «Euskaraz bai» [«Em basco, sim»], já que, “no empenho por viver com normalidade em euskara, os jornalistas têm muito que comunicar”. Até ao momento, agentes de diversos domínios apoiaram esta iniciativa para a normalização do euskara: escritores, gente do mundo da cultura, bertsolaris e actores, sindicatos e desportistas, entre outros.

Entretanto, alguns jornalistas de diversos meios de comunicação já assinaram a declaração «Euskaraz bai»; são eles: ETB, Gara, Geu, Berria, Hitza, Metro Bilbao, El Nervión, Info 7, El Diario Vasco, Herria, Nabarreria.com, Gaztesarea e Zazpika.

O Kontseilua agradece a todos os que até agora mostraram o seu apoio e, de passagem, anima toda a sociedade a passar das mostras de solidariedade com o euskara para a fala em euskara. Os jornalistas ou quaisquer outros indivíduos que ainda não tenham assinado a declaração podem fazê-lo na página web do Kontseilua, mais concretamente, na página www.kontseilua.org/euskarazbai.