quarta-feira, 2 de julho de 2008

A propósito do 10.º aniversário do fechamento do ‘Egin’

Egin - 10 anos sequestrado


No próximo dia 15 de Julho terão passado dez anos desde que o juiz Baltasar Garzón ordenou o fechamento do Egin e da Egin Irratia. Por esse motivo, um grupo de ex-trabalhadores e colaboradores preparou para dia 12, em Hernani, um evento festivo e reivindicativo, com o objectivo de recordar o que foi e o que significou aquele projecto de comunicação e de reivindicar a liberdade de expressão.

Um grupo de ex-trabajadores do Egin e da Egin Irratia compareceu em Donostia juntamente com o bertsolari Jon Maia, para dar conta do evento que organizaram a propósito do décimo aniversário do encerramento do diário e da emissora por ordem do juiz Garzón, assim como do blogue que puseram em marcha: http://egin10.info/.
O evento, com um carácter simultaneamente festivo e reivindicativo, terá lugar no próximo dia 12 de Julho no polidesportivo de Hernani, a partir das 19h.
Nele participarão jornalistas e colaboradores que se relacionaram com os dois meios de comunicação encerrados, pretendendo dessa forma ser um ponto de encontro entre as pessoas que participaram naquele projecto comunicativo, para além de recordar o que foi e o que significou o Egin.

“Não queremos que se esqueça nem que volte a acontecer”
O evento servirá também para reivindicar a liberdade de expressão porque, como realçou a jornalista Ixiar Arteaga, “não queremos que se esqueça nem que volte a acontecer, porque os que foram nossos companheiros ainda estão na prisão, porque se cometeu uma grande injustiça e, sobretudo, porque somos a favor da liberdade de expressão”.
Por seu turno, o bertsolari Jon Maia sublinhou que o Egin e a Egin Irratia “são parte da história de Euskal Herria, porque são parte do passado de Euskal Herria”, e, como tal, “são o cimento de Euskal Herria de hoje e de amanhã. Não se pode entender Euskal Herria sem o Egin. Por isso, jamais nos silenciarão”.

Cronologia

(Por lapso, não se incluíram nesta cronologia os nomes de José Félix Azurmendi e Luis Lacasta, que também foram directores deste diário. Pedimos desculpas a ambos e aos leitores. Gara)

Fonte: Gara

Jabier Salutregi, ex-director do Egin, em liberdade depois de pagar 6000 euros de fiança à AN

Entretanto, de acordo com informações da Askatasuna, ficou hoje a saber-se que o ex-director do Egin Jabier Salutregi, encarcerado na sequência do macro-sumário 18/98, ficará em liberdade depois de pagar a fiança de 6000 euros que a Audiência Nacional espanhola fixou.
Salutregi foi detido a 30 de Novembro de 2007, no âmbito da ofensiva iniciada pelo PSOE contra os processados no macro-sumário 18/98 e das detenções massivas, que se prolongaram até dia 2 de Dezembro.
Na sentença que a Audiência Nacional espanhola tornou pública antes de que o ano terminasse, o ex-director do diário Egin foi condenado a uma pena de 12 anos de prisão.
Desde a sua detenção, sofreu a dispersão nas prisões de Soto del Real, Alcalá Meco e Valência II.
Com Salutregi, são já quatro os processados no macro-sumário 18/98 que deixaram para trás as prisões espanholas. A ele juntam-se Juan Mari Mendizabal, Olatz Altuna e a ontem libertada Elena Beloki.

Fonte: Gara