domingo, 20 de julho de 2008

‘Kale borroka’ em Getxo e quatro bombas de fraca potência na zona costeira da Cantábria


De acordo com um canal_basco, um artefacto de fabrico caseiro explodiu às 5h da última madrugada numa dependência bancária situada na avenida Neguri, em Getxo, causando danos na entrada do edifício e na caixa automática, e provocando um incêndio de fraca intensidade, a que os bombeiros responderam prontamente. De acordo com a Ertzaintza, foram escassos os danos provocados a terceiros e não há feridos a lamentar.

Ainda segundo a mesma fonte noticiosa, que cita os Bombeiros de Trapaga (Bizkaia), estes últimos terão recebido hoje uma chamada gravada em nome da ETA, por voltas das 10h30, alertando para a colocação de quatro bombas na zona costeira da Cantábria e avisando que a sua explosão teria lugar entre as 12h e as 15h.
Dois dos artefactos explodiram no passeio marítimo de Laredo, um outro na praia de Ris (município de Noja) e um quarto no campo de golfe desta localidade. As explosões ocorreram entre as 12h e as 14h55, havendo apenas a considerar alguns danos materiais e a lamentar um ferido sem gravidade.

Todas estas informações carecem, naturalmente, de confirmação por parte de fontes que consideramos credíveis.
Foto: Reuters (violência urbana em Getxo)